Maçons ilustres 

"A vida é um presente, que merecemos, quando o entregamos".
Rabindranath Tagore
(ouça esta introdução na voz de Walker Blaz)

A relação da maçons famosos e ilustres que colocamos à disposição não é completa. O objetivo maior, é o de manifestar a mais sincera admiração a todos os homens que fizeram da virtude, sua principal causa de vida. A gratidão e reconhecimento por tudo que realizaram em prol da humanidade, tornando-se um anelo de serviço e de amor.

Esta é uma relação a ser completada através dos tempos. Conheça agora os maçons famosos de cada país:


África do Sul:

    Nelson Mandela - Advogado e revolucionário da cidade de Umtata - Transkei. Símbolo da libertação na África do Sul e da luta contra o "Aparthaid".

Alemanha:

    Ludwig van Beethoven - compositor alemão. Um dos mais célebres compositores clássicos de todos os tempos.
    Ouça um trecho da 5a Sinfonia
    Heinrich Schliemann - Arqueólogo da cidade Neu-Buckow. Fez descobertas extraordinárias de Tróia e Micenas.

    Johann Heinrich Pestallozzi - Filósofo e filólogo de Zurique. É um dos fundadores da moderna pedagogia.

    Ferdinand Brunswick/ Duque de Brunswick - Príncipe e militar de Wolfenbüttel. Lutou na Guerra dos 7 Anos, com grande destaque. Foi Grão-Mestre da Estrita Observância.

    Albert Schweitzer - Médico, filósofo e humanitarista de Kaysersburg - Alsace. Um dos mais ativos conferencistas em todos os países da Europa. O tema: a Paz. Em 1952 é premiado com o Nobel da Paz. Em 1955 recebe do Rainha Elizabeth, a Ordem do Mérito.

    Gotthold-Ephraim Lessing - Filósofo , crítico e escritor de Kamenz/Oberlausitz. O mais influente do Iluminismo.Sua erudição, deu grande impulso ao movimento literário e dramático da Alemanha.

    Frederico II - O Grande - Rei da Prússia nasceu em Berlim. Sua infância foi muito rigorosa, com treinamentos militares. Fez muitas conquistas territoriais e, no final do seu reinado, tinha dobrado a área de seu país.

    Jakob Ludwig Felix Mendelssohn - Compositor da cidade de Hamburgo. Gênio criador de sonatas, concertos, sinfonias para cordas, quartetos para piano. É autor da conhecidíssima "Marcha das Noivas"- The wedding march.

    Berthold Auerbach - Escritor e novelista da cidade de Nordstetten - Württemberg. Sua base literária é a filosofia de Espinoza. "Histórias da Vila da Floresta Negra" , "Pequeno descalço", "Edelweiss", são novelas muito apreciadas.

    Georg von Kloss - Escritor e historiador da cidade de Frankfurt. É considerado o Pai da crítica histórica da Maçonaria Mundial. É o maior historiador maçônico alemão. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Frankfurt.

    Georg Philipp Teleman - Compositor clássico da cidade de Magdeburg. Seu estilo é definido entre o barroco e o clássico. Seu grande talento consiste em combinar o barroco convencional com a graça da melodia italiana e a orquestração francesa.

    Friedrich Ludwig Schröder - Ator e diretor de teatro da cidade de Hamburgo. É fundador do Rito que leva seu nome, aprovado em 29 de junho de 1801. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Hamburgo.

    Wilhelm Friedrich Ludwig - Imperador e Rei, nascido na cidade de Berlim. Foi Rei da Prussia (1861) e Imperador da Alemanha (1871).

    Christian Friederich Samuel Hahnemann - Médico da cidade de Meissen - Saxony. Doutor em medicina pela Universidade de Erlange. É o Pai da Medicina Homeopática.

    Johann Gottlieb Fichte - Filósofo e idealista da cidade de Rammenau in Sachsen. De pensamento reformador, foi um dos maiores filósofos do período entre Kant e Hegel. Desenvolveu o "Wissenschaftslehre", o idealismo transcendental.

    Franz Anton Mesmer - Médico da cidade de Itzmang. É o criador da doutrina do magnetismo animal.

    Thomas Mann - Escritor e novelista da cidade de Lübeck. De suas obras, destaque para "A Montanha Mágica", "Dr. Faustus", "Morte em Veneza" e "Buddenbrooks, o Declínio da Família". Prêmio Nobel de Literatura de 1929. Era filho de Julia da Silva Bruhns Mann, brasileira nascida em Paraty.

    Friedrich Gottlieb Klopstock - Poeta e historiador da cidade de Quedlinburg. Autor de poesias épicas e líricas, seu maior destaque é "O Messias", de 1749.

    Theodor Vogel - Engenheiro e artesão da cidade de Schweinfurt. Foi Grão-Mestre da Grande Loja Zur Sonne (1948-1951) e Grão-Mestre das Grande Lojas Unidas da Alemanha (1958-1961). Foi o grande restaurador da Maçonaria em seu país.

    Johann Wolfgang von Goethe - Dramaturgo, filósofo e poeta da cidade de Frankfurt. Seu poema dramático "Fausto", é considerado uma das maiores obras literárias. Um dos maiores pensadores e escritores do mundo e o maior poeta da Alemanha.

    Johann Christian Bach - Compositor da cidade de Leipzig. Proeminente compositor da era pré-clássica. Filho de Sebastian Bach e denominado "O Bach Inglês".

    Giácomo Meyerbeer - Compositor e pianista da cidade de Vogelsdorf. Entre suas principais obras, destacam-se "Il Crotiato in Egito" e "Robert Le Diable".

    Nathan Mayer Rothschild - Banqueiro da cidade de Frankfurt. Grande filantropista e fundador do mais famoso banco europeu.

Argélia:

    Abd El-Kader - Militar e líder religioso da cidade de Mascara. É o fundador do Estado da Argélia e liderou o povo argelino contra a dominação francesa, no período de 1840 a 1846.

Argentina:

    Leopoldo Lugones - Poeta, ensaísta e narrador argentino, da cidade de Córdoba. Teve uma forte influência na geração de novos escritores.

    Domingo Faustino Sarmiento - Educador, escritor e estadista da cidade de San Juan de La Frontera. Foi um dos maiores promotores do desenvolvimento do ensino. Escreveu mais de 50 livros. Foi presidente da república, de 1868 a 1874. Foi Grão-Mestre da Grande Loja Argentina.

    José de San Martin - Militar e herói da cidade de Yapeyú - Corrientes. Lutou pela independência da América e sua felicidade. É o libertador da Argentina, Chile e Perú.

    José Roque Pérez - Jurisconsulto, diplomata, filantropo e humanista da cidade de Córdoba. Foi fundador da Gran Logia de la Argentina. Foi Grão-Mestre e com outros maçons, morreu socorrendo enfermos com febre amarela.

    Juan Bautista Alberdi - Sociólogo, jurista e político da cidade de Tucumán. Fundou centros culturais e sociais, diversos meios de comunicação. Foi ministro de relações exteriores. Dedicou seus estudos aos Direitos Públicos para a América Latina.

    Carlos Pellegrini / El Gringo - Advogado e político da cidade de Buenos Aires. Foi deputado, ministro da guerra, senador e presidente da república. Importante líder que tirou a Argentina da crise fiscal e política de 1890.

    Justo José de Urquiza - General e político da província de Entre Rios. Foi governador. Promoveu as reformas fiscais, administrativas e educacionais. Foi presidente da república, de 1854 a 1860. Negociou o tratado de navegação com Inglaterra, França e Estados Unidos, com a abertura dos portos argentinos para o mundo.

    Bartolomé Mitre - Militar, historiador e estadista da cidade de Buenos Aires. Foi exilado no governo Rosas, por suas idéias. Ao voltar, com a ajuda de Urquiza, participou da deposição do governo Rosas. Foi ministro da guerra, governador e presidente da república, de 1862 a 1868. É o fundador do jornal "La Nación", em 1870.

    Agustín Pedro Justo - Militar da cidade de Concepción del Uruguay. Reconstruiu a política e economia do país. Durante a 2a. Guerra Mundial, ocupou o cargo de General na Armada brasileira, na luta contra os países do eixo. Foi presidente da república no período de 1932 a 1938.

    Manuel Blanco Encalada - Militar e político da cidade de Buenos Aires. Após sua luta pela independência do Chile, foi eleito presidente da república.

    José Ingenieros - Médico, catedrático, sociólogo e psiquiatra da cidade de Palermo - Itália. Escreveu numerosos trabalhos no campo da psiquiatria e criminologia. Sua tese "La simulation de la locura" foi premiada pela Academia de Medicina de Paris. Medalha de ouro pela Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires. "Psicologia Genética" e "El hombre medíocre", são suas principais obras. Foi membro do Partido Socialista e defensor das lutas de classes.

    Bernardino Rivadavia - Militar e estadista da cidade de Buenos Aires. Foi o 1o. presidente argentino. Seu mandato foi marcado pela cultura e ciência. Durante o período da febre amarela, sua mansão foi transformada em hospital para atendimento à população.

    Manuel Belgrano - Advogado da cidade de Buenos Aires. Proeminente doutor das leis, voltou-se para a reforma educacional e econômica da Argentina. Considerado um herói da República.

    León Zeldis - Escritor maçônico da cidade de Buenos Aires. Filho de imigrantes russos, tem livros e artigos editados em todo o mundo. "As Côres do Simbolismo", "O Simbolismo da Pedra", "Uma necessidade faz o Símbolo", "Estudos Maçônicos", são alguns títulos.

    Florentino Ameghino - Paleontólogo e antropólogo da cidade de Luján - Buenos Aires. Publicou 186 obras; foi membro das mais importantes sociedades científicas do mundo. Descobridor dos fósseis dos pampas argentinos.

Áustria:

    Wolfgang Amadeus Mozart - o gênio da música clássica de Salzburgo, na Áustria. O maior de todos os compositores clássicos.
    Ouça aqui: Sonata em Dó Maior

    Franz-Peter Schubert - Músico e compositor de Viena. Sua música é diferente do que se conhece. Pode-se dizer, sem errar que Schubert é gênio imortal dos grandes clássicos.

    Franz Joseph Haydn - Compositor clássico da cidade de Rohrau. Considerado o Pai da Sinfonia Clássica. Um dos mais célebres compositores da história.

    Ignatz Joseph Pleyel - Compositor, músico e pianista da cidade de Ruppersthal. Um dos destaques de suas obras: "Pleyel’s Hymn", do ano de 1791, muito utilizada pelas lojas maçônicas.

Bélgica:

    Victor Horta - Arquiteto nascido em Ghent. Com estilo art-nouveau, foi pioneiro na arquitetura moderna da Bélgica.

    Maurice Kufferath - Musicólogo nascido em Saint-Josse-ten-Noode. Grande musicólogo. Autor de monografia para a Flauta Mágica, de Mozart.

    Charles-Auguste de Bériot - Violinista e compositor da cidade de Louvain. Foi aluno de Viotti, violinista do Rei William Eu, fundador da Escola de Violino Franco-Belga e professor em Bruxelas. Foi um dos violinistas mais distintos de sua época.

    Henri Marie Lafontaine - Advogado, professor e político da cidade de Bruxelas. Foi presidente do Escritório Internacional da Paz, defensor dos direitos humanos e Prêmio Nobel da Paz de 1913.

    Charles Joseph Ligne/Príncipe de Ligne - Militar e literato da cidade de Bruxelas. Teve grande influência na literatura belga.

    Jules Jean Baptiste Vincent Bordet - Médico da cidade de Soignies. Especializado em bacteriologia, foi doutor honoris causa das Universidades de Cambridge, Paris, Strasbourg, Toulouse, Edinburgh, Nancy, Caen, Montpellier, Cairo, Atenas e Quebec. Prêmio Nobel de Medicina de 1919.

    Ovide Decroly - Médico e educador da cidade de Ronse. Pioneiro na educação de crianças deficientes e normais. É o fundador das escolas Montessori.

Brasil:

    Padre Antonio Diogo Feijó - sacerdote paulistano. Lutou pela Independência. Foi deputado e ministro da Justiça.

    Lamartine de Azeredo Babo - músico carioca. Um dos mais completos compositores brasileiros.

    Rui Barbosa - jurisconsulto baiano. Assombrou o mundo em Haya, na Holanda, ganhando o apelido de "Águia de Haya". É considerado o maior jurista do Brasil.

    Antonio Castilho de Alcântara Machado D’Oliveira - Advogado e Jornalista paulistano. Foi um dos mais importantes e originais representantes do movimento modernista brasileiro.

    Victor Brecheret - escultor paulistano. Fundador da escola modernista e autor do Monumento às Bandeiras, localizado no Ibirapuera.

    Lauro Severiano Müller - Militar e estadista catarinense, da cidade de Itajaí. Elaborou as leis de construção e funcionamento dos portos. Ajudou muito na ampliação das estradas de ferro.

    Menotti Del Picchia - Poeta, jornalista, romancista, contista, cronista e ensaísta paulistano. Um dos arautos do Movimento da Semana de Arte Moderna, em 1922.

    Joaquim Saldanha Marinho - político pernambucano. Deputado, senador e governador de São Paulo e Minas Gerais.

    Antonio Carlos Gomes - compositor campineiro. O maior compositor clássico brasileiro. Autor da Ópera "O Guarani".
    Ouça aqui: O Guarany
    Quintino Ferreira de Sousa Bocaiúva - político fluminense. Propagandista republicano, foi redator dos primeiros decretos da república.

    Alfredo da Rocha Vianna Filho - "O Pixinguinha" - compositor carioca. É considerado o Pai da Música Popular Brasileira. "Carinhoso" é o seu mais expressivo sucesso.

    José Joaquim de Andrade Neves / Barão do Triunfo - Militar de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Um exemplo de soldado militar.

    Luiz Gonzaga - Músico, compositor e cantor pernambucano. Um dos grandes nomes da música popular brasileira, é considerado do "Rei do Baião".

    Joaquim Gonçalves Lêdo - jornalista carioca. Prócer da República e redator do manifesto de fevereiro de 1832. Vetor da fundação do Grande Oriente do Brasil.

    Oscar Lorenzo Jacinto de La Inmaculada Concepción Teresa Diaz - "O Oscarito"- considerado um dos maiores comediantes do cinema brasileiro.

    Francisco Glicério de Cerqueira Leite - Jornalista e político da cidade de Campinas (SP). Um dos artífices da Campanha Republicana. Foi vereador, deputado e senador. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

    Manoel Deodoro da Fonseca - Militar e político da cidade de Alagoas (hoje Deodoro) (AL). Proclamou a República do Brasil, sendo seu primeiro presidente.

    Júlio Cesar Ferreira de Mesquita - Jornalista, advogado, escritor e político da cidade de Campinas (SP). Foi diretor e proprietário do jornal O Estado de São Paulo. Deputado e senador, Júlio de Mesquita foi um dos mais brilhantes jornalistas do Brasil.

    Nilo Procópio Peçanha - Advogado e político da cidade de Campos (RJ). Um dos mais ardorosos defensores da Campanha Republicana e da Abolição da Escravatura. Foi deputado, ministro de Estado, vice-presidente e presidente da República. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

    Prudente José de Moraes Barros - Advogado, literato e político da cidade de Itu (SP). Foi deputado provincial, senador, governador do Estado e primeiro presidente civil do Brasil. É considerado um dos homens públicos mais honestos e patrióticos de nossa história.

    Francisco Rangel Pestana - Jornalista, advogado e político da cidade de Iguaçu (RJ). Fundador de vários jornais, entre eles, "A Província de São Paulo" que se tornaria "O Estado de São Paulo". Foi deputado provincial, senador, vice-presidente do Estado do Rio de Janeiro e governador do Estado de São Paulo, no triunvirato após a Proclamação da República.

    Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon - Dom Pedro I - Príncipe Regente, nascido no Palácio de Queluz, nos arredores da cidade de Lisboa. Foi o primeiro imperador do país. Proclamou a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822. Em 1824, outorga a primeira Constituição brasileira.

    Mario Marinho de Carvalho Behring - Engenheiro e jornalista da cidade de Ponte Nova (MG). É o fundador das Grandes Lojas Brasileiras.

    Francisco Jê de Acayaba Montezuma/ Visconde de Jequitinhonha - Advogado e político da cidade de Salvador (BA). Um dos precursores do abolicionismo, foi deputado, conselheiro de estado e senador. Foi um dos fundadores do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros. É fundador do Supremo Conselho do Grau 33o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.

    Octávio Kelly - Advogado, jornalista, político e professor da cidade de Niterói (RJ). Foi deputado estadual, juiz federal, membro do T.R.E. do Rio e membro do Supremo Tribunal Federal. Grande inteligência e cultura. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

    Francisco Rorato - Contabilista, nasceu na cidade de Guaxima, município de Conquista (MG). Apaixonado pelo jornalismo, fundou vários jornais e a Editora Jornalística A Verdade. Idealizador e construtor do Templo Maçônico da Grande Loja. Foi Grão-Mestre da GLESP. É considerado um dos maiores vultos da história da maçonaria.

    Júlio de Mesquita Filho - Jornalista e advogado da cidade de São Paulo (SP). Foi diretor do jornal O Estado de S. Paulo. Fundador do Jornal da Tarde e Rádio Eldorado. Coordenador e maior líder civil do Movimento Constitucionalista de 1932.

    Jânio da Silva Quadros - Professor, advogado e político da cidade de Campo Grande (MTS). Foi vereador, deputado, prefeito, governador e presidente da República. Orador carismático e político de profunda erudição.

    Hervê Cordovil - Músico, compositor e maestro da cidade de Viçosa (MG). No Rio de Janeiro estudou piano e fez músicas com grandes compositores, como Noel Rosa, Lamartine Babo, Adoniram Barbosa e Luiz Gonzaga. É considerado um gênio da música popular brasileira.

    Alfredo D'Escragnole Taunay/ Visconde de Taunay - Militar, escritor e político da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi governador dos estados de Santa Catarina e Paraná. Dedicou-se à crítica literária, música e pintura. "Retirada da Laguna" e "Inocência", são suas principais obras. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

    Venceslau Bras Pereira Gomes - Advogado e político da cidade de Brasópolis (MG). Foi vereador, deputado, governador do Estado de Minas Gerais e presidente da república.

    Cesário Nazianzeno de Azevedo Mota e Magalhães Júnior - Médico higienista e político da cidade de Porto Feliz (SP). Fundador da Escola Politécnica e da Escola de Farmácia de São Paulo. Lançou as bases da Escola Agrícola de Piracicaba. Executou o saneamento do Porto de Santos. Combateu a cólera, varíola e extinguiu a febre amarela.

    Hypólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça - Jornalista e advogado da cidade de Colônia do Sacramento (República Oriental do Uruguai). Fundador do 1o. órgão da imprensa brasileira, "Correio Brasiliense". Prócer da Independência do Brasil, é considerado o Pai da Imprensa Brasileira.

    Adhemar Pereira de Barros - Médico e político da cidade de Piracicaba (SP). Foi prefeito e governador de São Paulo. São destaques de sua administração as áreas de Saúde Pública, Educação e Energia.

    Floriano Vieira Peixoto - Militar e político da cidade de Ipióca (AL). Consolidou a República Brasileira. Foi presidente em substituição a Deodoro da Fonseca. Em seu governo, enfrentou muitas revoltas com firmeza e energia, recebendo por isso, o apelido de "Marechal de Ferro".

    José Lopes da Silva Trovão - Patriota da Ilha de Gipóia/Angra dos Reis (RJ). Um dos maiores propagandistas do Movimento Republicano. Um verdadeiro paladino da liberdade.

    Nicola Aslan - Historiador nascido na Ilha de Chio - Grécia. Fez do Brasil o país do seu coração. Autor de grandes obras maçônicas, é membro fundador da Academia Maçônica de Letras.

    Eleazar Segundo Afonso de Carvalho - Regente, compositor e instrumentista da cidade de Iguatu (CE). Autor da ópera "Descobrimento do Brasil". Primeiro brasileiro a reger a Sinfônica de Boston. Regeu as Filarmônicas de Berlim e Viena. Primeiro regente da Sinfônica do Estado e criador do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

    Pedro Manuel de Toledo - Político, advogado e jornalista da cidade de São Paulo - São Paulo. Foi ministro da Agricultura, embaixador em Roma, Madri e Buenos Aires. Interventor de São Paulo e líder civil da Revolução Constitucionalista de 1932. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente entre 1908 e 1913.

    Cônego Januário da Cunha Barbosa - Jornalista, orador sacro, poeta, biógrafo e político da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Prócer da Independência do Brasil, lutou muito para sua emancipação.

    George Savalla Gomes/ O Carequinha - Compositor, cantor e artista circense da cidade de Rio Bonito (RJ). Formou com Fred Vilar, a mais notável dupla de palhaços.

    Alcindo Guanabara - Jornalista e político da cidade de Guapimirim - Magé (RJ). Membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Trabalhou em diversos jornais do país, participando ativamente do Movimento Republicano. Foi deputado pelo Rio de Janeiro. Fundador do jornal A Tribuna. É considerado um dos maiores jornalistas brasileiros.

    Rafael Gióia Martins Júnior - Professor, advogado, jornalista, publicitário, poeta e político da cidade de Campinas (SP). Foi vereador, deputado estadual e federal. Um dos grandes poetas cristãos do Brasil.

    Erwin Seignemartin - Contabilista e administrador financeiro da cidade de Ribeirão Preto (SP). Foi um dos mais ativos conferencistas de temas maçônicos. Membro da Academia Maçônica Paulista de Letras. Foi Secretário de Relações Exteriores e Grão-Mestre da GLESP.

    Luiz Alves de Lima e Silva/ Duque de Caxias - Militar e estadista, nasceu na Fazenda de São Paulo, no Taquaruçú, na Vila de Estrela da Província do Rio de Janeiro (RJ). Foi Ministro da Guerra, criador do Supremo Conselho Militar. Lutou em várias frentes de batalha, em todo continente. Caxias é o Patrono do Exército Brasileiro.

    Miguel Joaquim de Almeida e Castro/ Padre Miguelinho - Sacerdote e idealista da cidade de Natal (RGN). Um dos mais dinâmicos ativistas da Revolução Pernambucana de 1817.

    Bento Gonçalves da Silva - Militar e revolucionário da cidade de Triunfo (RGS). Defensor de idéias liberais, comandou a Revolução Farroupilha que levou à proclamação da República do Rio Grande do Sul.

    Evaristo Ferreira da Veiga e Barros - Jornalista e político da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi deputado, trabalhando incansavelmente pela defesa das instituições públicas. É autor da letra do Hino da Independência.

    José Carlos do Patrocínio - Jornalista e escritor da cidade de Campos de Goitacases (RJ). Lutou no Movimento Republicano. Seus textos fortes o tornaram símbolo do Movimento Abolicionista no Brasil.

    Francisco Antonio de Almeida Morato - Advogado, professor e político da cidade de Piracicaba (SP). Foi diretor da Faculdade de Direito da USP, um dos fundadores do Instituto da OAB e o 1o. presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Homero de Souza Campos/ o Ranchinho - Artista, músico e cantor de Campos Gerais (MG). Formou com Alvarenga a dupla sertaneja satírica "Alvarenga e Ranchinho".

    Washington Luís Pereira de Sousa - Advogado e político da cidade de Macaé (RJ). Vereador e prefeito na cidade de Batatais, interior de São Paulo, deputado estadual, prefeito da capital e governador do Estado. Foi presidente do Brasil.

    Antonio Evaristo de Morais - Advogado e jornalista da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi consultor jurídico no Ministério do Trabalho, presidente da Associação Brasileira de Criminologia, um dos fundadores da ABI e do Partido Operário. Popularizou-se como defensor dos fracos e pobres. Foi um dos maiores criminologistas do Brasil.

    João Batista Mascarenhas de Moraes - Engenheiro e militar da cidade de São Gabriel (RGS). Foi comandante da Força Expedicionária Brasileira. Comandou o 1o. Escalão em Nápoles, na 2a. Guerra Mundial.

    Osvaldo Euclides de Sousa Aranha - Militar, advogado e político da cidade de Alegrete (RGS). Foi deputado, secretário do Interior e Justiça, secretário da Fazenda, presidente do Rio Grande do Sul e Embaixador em Washington. É considerado um dos arquitetos da Revolução de 1930.

    Nicolau Pereira de Campos Vergueiro/ Senador Vergueiro - Advogado e político da cidade de Macedo de Cavaleiros - Traz-dos-Montes - Portugal. Foi deputado, ministro e senador. Diretor da Faculdade de Direito de S. Paulo. Um dos chefes do Movimento Liberal de S. Paulo, junto com Feijó e Rafael Tobias de Aguiar.

    Elmano Gomes Cardim - Jornalista e político da cidade de Valença (RJ). Trabalhou no Jornal do Comércio, foi diretor da Associação Comercial do Rio, presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Inglesa, oficial de gabinete do Ministério da Justiça e funcionário do Arquivo Nacional.

    João Caetano dos Santos - Ator e empresário da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Especialista e papéis dramáticos. Introduziu temas brasileiros no teatro do país. Foi defensor do estilo simples e verdadeiro de representar. Teatro João Caetano é em sua homenagem.

    Jayr Celso Fortunato de Almeida - Advogado da cidade de Varginha (MG). Ocupou importantes cargos nas administrações da Grande Loja, inclusive como Membro do Conselho do Grão-Mestrado. Foi Grão-Mestre da GLESP para a gestão 1968/1971.

    Rodolfo Mayer - Ator de Teatro e TV paulistano. Pioneiro nas novelas do rádio, Rodolfo desempenhou papéis importantes também no Teatro e na Tevê.

    Casimiro José Marques de Abreu - poeta carioca. Lírico, harmonioso e melancólico. Autor de poesias maravilhosas como "Primaveras".

    Waldemar Seyssel - "O Arrelia" - Um dos maiores artistas circenses brasileiros.

    Antonio de Castro Alves - poeta baiano. O grande poeta da Abolição e da alma brasileira.

    José Castellani - Médico paulista de Araraquara. Pesquisador, historiador com mais de 60 obras escritas. O mais importante escritor maçônico brasileiro da atualidade.

    João Salvador Pérez - artista e compositor paulista de São Manuel. Com seu irmão, formou a dupla sertaneja mais famosa de todos os tempos. Ele é o Tonico, da dupla “Tonico & Tinoco”.

    Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca / Frei Caneca - Frade carmelita e político pernambucano, de Recife. Um dos líderes da Confederação do Equador.

    Benjamin Constant de Magalhães - Militar, catedrático e estadista carioca, da cidade de Niterói. Deve-se a ele a adoção da divisa "Ordem e Progresso" na bandeira brasileira. É considerado o "Pai da República".

    José Bonifácio de Andrada e Silva - Poeta, cientista e político santista. É o redentor dos escravos e patriarca da Independência.

    Júlio Prestes de Albuquerque - Advogado e político paulista de Itapetininga. Foi deputado estadual e federal. Governador de S. Paulo e Presidente da República.

    José Maria Lisboa - Jornalista brasileiro de origem portuguesa, da cidade de Lisboa. Defendeu os ideiais republicanos e lutou em favor da Abolição. É o fundador do jornal "Diário Popular".

    Ibrahim de Almeida Nobre - Advogado, jornalista e escritor paulistano. Foi delegado de polícia, promotor público. Lutou pela legalidade, auxiliou a população dizimada pela varíola e encarnou a angústia do povo. Foi membro da Academia Paulista de Letras.

    Aristides da Silveira Lobo - Jornalista, advogado e político da cidade de Mamanguape - Paraíba. Foi deputado federal e ministro do interior. Um dos mais ardorosos defensores da República.

    João Mendes de Almeida Júnior - Advogado e professor da cidade de São Paulo. Foi membro do Supremo Tribunal Federal. Autor de "Direito Judiciário Brasileiro". O Forum e a Praça João Mendes, são em sua homenagem.

    José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima/ Padre Roma - Padre e patriota da cidade de Recife - Pernambuco. Um dos mártires da Revolução Pernambucana de 1817.

    Nelson de Sousa Carneiro - Advogado e político da cidade de Salvador - Bahia. Foi deputado e senador. Lutou pela aprovação da Lei do Divórcio, promulgada em 1977.

    Benjamin de Almeida Sodré - Militar e político da cidade de Mecejana - Ceará. Foi presidente da Associação dos Alunos da Escola Naval. Em sua carreira, atingiu o posto de almirante. É o criador da União dos Escoteiros do Brasil. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil (1953-1954).

    Esmeraldo Tarquínio de Campos Filho - Advogado e político da cidade de Santos - São Paulo. Foi deputado e prefeito de Santos (1968-1969).

    Kurt Prober - Historiador e numismata brasileiro, de origem alemã, da cidade de Berlim. Possuidor do maior arquivo de documentos maçônicos que se conhece. Fundador da revista "A Bigorna".

    Augusto João Manuel Leverger/Barão de Melgaço - Militar e geógrafo brasileiro, de origem francesa, da cidade de Saint Malo. Teve importante papel, na defesa das fronteiras brasileiras, na guerra do Paraguai. Foi presidente da Província de Mato Grosso.

    Tomás Antonio Gonzaga - Poeta, advogado e desembargador brasileiro, de origem portuguesa, da cidade do Porto. Participou ativamente do movimento da Inconfidência Mineira. Autor de "Marília de Dirceu" e "Cartas Chilenas", é considerado um dos grandes poetas do Arcadismo Brasileiro.

    Theobaldo Varolli Filho - Historiador da cidade de São Paulo - São Paulo. Importante autor maçônico. Foi membro da Academia Maçônica Paulista de Letras. Grão-Mestre Adjunto, no período de 1956 a 1962.

    Cornélio Pires - Escritor, jornalista e folclorista, da cidade de Tietê - São Paulo. Um dos maiores divulgadores do folclore brasileiro. "Enciclopédia de Anedotas e Curiosidades", "Almanaque do Saci", "Quem conta um conto...", são algumas de suas obras.

    Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado/Amadeu Amaral - Escritor e poeta da cidade de Capivari - São Paulo. Fundador da Academia Paulista de Letras. Escreveu "Urzes", "Névoa", "Espumas", "Lâmpada Antiga", entre outras.

    Paulo Duarte - Advogado, jornalista e historiador da cidade de São Paulo - São Paulo. Espírito combativo e independente, participou das articulações da Revolução Constitucionalista de 1932. Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo. Escreveu "Sob as Arcadas" e "Agora".

    Cesar Guerra Peixe - Compositor e maestro da cidade de Petrópolis - Rio de Janeiro. Criador da Escola Brasileira de Música Popular. É autor de vasta obra. "Sinfonia no. 1" e "Maracatus do Recife", são destaques.

    Antonio Frederico Zerrener - Industrial brasileiro de origem alemã. Fundador da Companhia Antarctica Paulista. Foi Grão-Mestre Adjunto de Pedro de Toledo e seu sucessor, no Grande Oriente Estadual de S. Paulo.

    José Francisco da Rocha Pombo - Professor, historiador, escritor e jornalista da cidade de Morretes - Paraná. Um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná. Pertenceu à Academia de Letras do Estado. Autor de diversas obras, entre elas, "História do Brasil", "Nossa Pátria", "No Hospício".

    Martim Francisco Ribeiro de Andrada III - Estadista, matemático e cientista da cidade de Santos - São Paulo. Foi ministro da fazenda em 1820 e 1840, presidente da Assembléia Constituinte e Câmara dos deputados.

    José Maria da Silva Paranhos (Visconde do Rio Branco) - Professor, jornalista, estadista e político, da cidade de Salvador (BA). Graduado em matemática, professor na Escola Militar, deputado provincial, senador, ministro da Marinha, Negócios Estrangeiros e da Fazenda. Promulgou a Lei do Ventre Livre. Por suas missões internacionais, é considerado símbolo da diplomacia brasileira. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.

    José Maria da Silva Paranhos Filho (Barão do Rio Branco) - Historiador, estadista e diplomata da cidade do Rio de Janeiro. Graças aos seus esforços diplomaticos, a Questão do Amapá, foi resolvida em favor do Brasil. Também a Questão do Acre. Serviu a 4 presidentes como secretário de relações exteriores.

    Julio Cesar Ribeiro - Romancista, filólogo e jornalista da cidade de Sabará - Minas Gerais. Foi um combativo defensor da abolição e do movimento republicano. Escreveu: "Estudos Gerais de Linguística", "Padre Belchior de Pontes", "A Carne", entre outros.

    Antonio Peregrino Maciel Monteiro/Barão de Itamaracá - Médico, político e diplomata da cidade de Recife - Pernambuco. Foi deputado, presidente da Câmara, ministro de Estrangeiros e ministro plenipotenciário em Lisboa.

    José Gomes Pinheiro Machado - Advogado e político da cidade de Cruz Alta - Rio Grande do Sul. Foi senador e deputado constituinte em 1890 e 1915.

    Manuel Luís Osório/ Marquês de Herval - Militar da cidade Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arrôio, hoje Osório - Rio Grande do Sul. Combateu na Revolta dos Farrapos, na Invasão do Uruguai e Argentina. Participou da Guerra do Paraguai. Foi eleito deputado e senador.

    Hermes Rodrigues da Fonseca - Militar da cidade de São Gabriel - Rio Grande do Sul. Na carreira militar atingiu o posto máximo: marechal. Foi eleito presidente da república (1910-1914).

    Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa - Advogado e político da cidade de Umbuzeiro - Paraíba. Foi deputado, ministro da justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente da república entre 1919 e 1922.

    José Lopes da Silva Trovão - Patriota da Ilha de Gipóia - Angra dos Reis - Rio de Janeiro. Foi um dos grandes propagandistas da república. Um paladino da liberdade.

    Artur Silveira da Mota/Barão de Jaceguai - Militar da cidade de São Paulo - SP. Fez uma brilhante carreira militar. Foi Grão-Mestre no período de 1881 a 1882.

    Joaquim Marcelino de Brito - Magistrado e político da cidade de Salvador - Bahia. Foi deputado, ministro e governador de Sergipe e Pernambuco. Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, no período de 1864 a 1871.

    Maurício Paiva de Lacerda - Advogado e político da cidade de Vassouras - Rio de Janeiro. Foi oficial do gabinete de Hermes da Fonseca. Deputado à Assembléia Constituinte e deputado federal.

    Joaquim Rodrigues Neves - Advogado da cidade do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em 1941. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, no período de 1940 a 1952.

    Antonio Duarte Nogueira - Médico e político da cidade de São Francisco de Salles - Minas Gerais. Foi prefeito da cidade de Ribeirão Preto, em duas gestões: 1969 a 1973 e 1977 a 1983.

    Inocêncio Serzedelo Correia - Militar e político da cidade de Belém - Pará. Com Benjamim Constant, fundou o Clube Militar. Foi ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas e um dos próceres da República.

    Luiz Gonzaga Pinto da Gama - Escritor e advogado da cidade de Salvador - Bahia. Contribuiu diretamente para a libertação de mais de 500 escravos, em 1830. É o fundador da Imprensa Humorística e do Centro Abolicionista de São Paulo.

    Mariano Procópio Ferreira Lage - Empresário e político da cidade de Barbacena - Minas Gerais. Ajudou a construir a 1a. Estrada de Rodagem do Império. Foi diretor da Estrada de Ferro D. Pedro II, hoje, Central do Brasil. Foi deputado provincial e geral.

    Fernando Prestes de Albuquerque - Militar e político da cidade de Itapetininga - São Paulo. Foi deputado estadual e federal. Foi governador do Estado de São Paulo, no período de 1898 a 1900. Fundador do Instituto Butantã, nomeando para seu diretor o Dr. Vital Brasil.

    Eduardo Vandenkolk - Militar da cidade do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro. Foi o 1o. Ministro da Marinha, no governo de Deodoro da Fonseca. Participou nas guerras do Uruguai e Paraguai. Foi senador e vice-almirante da marinha brasileira.

    João Batista Gonçalves de Campos/ Visconde de Jary - Jornalista e político da cidade de Acará - Pará. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de 1889 a 1890.

    Álvaro Palmeira - Médico e professor da cidade do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, de 1963 a 1968.

    Joaquim José Inácio de Barros/Visconde de Inhaúma - Militar da marinha, de origem portuguesa, da cidade de Lisboa. No Brasil, participou da Campanha Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai e Confederação do Equador. Foi ministro da marinha no gabinete de Caxias.

    Gaspar Silveira Martins - Advogado e político da cidade de Cerro Largo - República Oriental do Uruguai, divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Foi deputado, conselheiro do Império, senador, ministro da Fazenda, governador do Rio Grande do Sul e um dos grandes oradores de nossa história.

    Carlos de Campos - Estadista, parlamentar, jornalista e musicista da cidade de Campinas - São Paulo. Foi diretor do jornal "Correio Paulistano", secretário de Justiça de Campos Salles e governador do estado de São Paulo.

    João Tibiriçá Piratininga - Agricultor e político da cidade de Itú - São Paulo. Foi um dos maiores líderes republicanos da Província de São Paulo.

    Américo Brasiliense de Almeida e Melo - Jurisconsulto e político da cidade de São Paulo - São Paulo. Participou da comissão que elaborou a Nova Constituição. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal e governador do estado do Rio de Janeiro, em 1866.

    Frei Francisco de Santa Tereza de Jesus Sampaio - Religioso e patriota da cidade do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro. Frade ativista, Francisco José de Sampaio foi um dos maiores colaboradores da nossa independência.

    Américo Brazílio de Campos - Jornalista, diplomata e político da cidade de Bragança Paulista - São Paulo. Trabalhou na "Província de S. Paulo", hoje "O Estadão" e fundou o "Correio Popular". Um grande nome do jornalismo brasileiro.

    Antonio da Silva Jardim - Advogado e jornalista da cidade de Capivari de Cima (Silva Jardim) - Rio de Janeiro. Escreveu na Gazeta de Notícias. Conferencista e orador brilhante, foi um dos mais ativos propagandistas da república. Escreveu "O General Osório", "Gente do Mosteiro" e "Memórias e viagens".

    Artur da Silva Bernardes - Advogado e político da cidade de Viçosa - Minas Gerais. Foi deputado, governador e presidente da República (1922-1926). A cidade de Presidente Bernardes, é em sua homenagem.

    Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo - Diplomata e escritor da cidade de Recife - Pernambuco. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Destaques para "Camões e os Luzíadas" e "Abolicionismo".

    Antonio Francisco de Paula e Holanda Cavalcanti e Albuquerque/ Visconde de Albuquerque - Militar e político da cidade de Engenho Pantorra - Cabo - Pernambuco. Foi deputado, senador e ministro de estado. Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil de 1837 a 1850.

    David José Martins/David Canabarro - Militar da cidade de Pinheiros/Taquari - Rio Grande do Sul. Participou da proclamação da república Catarinense, das Guerras da Cisplatina e Farrapos. Foi um dos líderes da Revolução Farroupilha. Comandou a esquadra de Caxias.

    Ubaldino do Amaral Fontoura - Advogado da cidade de Passo dos Marianos - Lapa - Paraná. Companheiro de escritório de Saldanha Marinho. Um dos publicistas da Abolição e da República. Foi senador e ministro do Supremo Tribunal Federal.

    Nereu de Oliveira Ramos - Advogado e político da cidade de Lajes - Santa Catarina. Foi deputado federal, senador, governador do estado, vice-presidente e presidente da república. Foi Ministro da Justiça, no governo de Juscelino Kubitscheck.

    Bernardino José de Campos Júnior - Estadista, diplomata, político e jornalista da cidade de Pouso Alegre - Minas Gerais. Propagandista dos ideiais republicanos, foi deputado, senador e governador de S. Paulo. Foi ministro da fazenda no governo de Prudente de Morais.

    Antonio Vicente Felipe Celestino - Cantor da cidade do Rio de Janeiro. Um dos maiores intérpretes da música popular brasileira e uma das vozes barítonas mais lindas. Seu grande sucesso foi "O Ébrio".

    Nelson Roberto Pérez/ Bob Nelson - Cantor e compositor da cidade de Campinas - São Paulo. Linha musical alegre e divertida, são destaques de seu repertório, "Ó Suzana", "O boi Barnabé", "Catulé", "Te aguenta Mané" e "Eu tiro o leite".

    Cândido José de Araújo Viana/Marquês de Sapucaí - Advogado e desembargador da cidade de Congonhas do Sabará - Minas Gerais. Foi presidente das Províncias de Alagoas e Maranhão e ministro da Suprema Côrte de Justiça.

    Manoel Joaquim de Albuquerque Lins - Político da cidade de São Miguel dos Campos - Alagoas. Foi senador, secretário da fazenda no governo de Jorge Tibiriçá. Revitalizou a cultura do café. Foi governador do estado, de 1908 a 1912 e vice na chapa de Rui Barbosa, à presidência.

    Raphael Baptista Rabello - Violonista, compositor e arranjador da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Reconhecido internacionalmente como um grande fenômeno. Músico de técnica e virtuosidade inacreditáveis. Foi parceiro de Radamés Gnatalli.

Canadá:

    John Alexander MacDonald - Advogado e estadista de origem escocesa, da cidade de Glasgow. Fundador do Partido Liberal-Conservador, atual Partido Conservador. Foi procurador-geral. Foi o artífice da Confederação Canadense, que assentaria o edifício da nação. Foi o primeiro Premier e o principal de toda a história do Canadá.

    William Alexander Smith/ Amor de Cosmos - Editor, escritor e estadista da cidade de Windsor ^Ö Nova Escócia. Grande orador, contundente em suas escritas, lutou sempre pela ordem e consolidação da Confederação. Foi o 2o. Premier da Colômbia Britânica e Primeiro Ministro de Victoria. Amor de Cosmos, significa "Amor pelo Universo".

    John Molson - Homem de negócios, latifundiário, oficial da milícia e político canadense de origem inglesa, da cidade de Moulton - Lincolshire. Combinando trabalho duro e talento nato, conseguiu construir um império. Além de bancos, hotéis e barcos, foi o fundador da mais famosa cervejaria do Canadá, a "Molson".

    Palmer Cox - Poeta e ilustrador da cidade de South-Ridge District - Quebec. Criador das "Brownies Stories" / Histórias de Duendes.

    Fred Taylor - Atleta de hockey da cidade de Tara - Ontário. Figura de grande destaque do Hockey Hall of Fame, em 1947. Jogou pelo Vancouver. Seu apelido era "Cyclone".

    Oscar Emmanuel Peterson - Músico e compositor da cidade de Montreal. Considerado do Piano do Jazz, destacou-se nos Estados Unidos, onde passou a residir, como líder de uma das bandas que encantou o mundo.

    William Alexander Smith/Amor de Cosmos - Editor, escritor e estadista da cidade de Nova Escócia. Grande orador, de escrita contundente, lutou pela ordem e Confederação do Canadá. Foi 1o. ministro de seu país.

    John George Diefenbaker - Advogado e diplomata da cidade de Neustadt - Ontário. Advogado criminal de grande sucesso, foi o 13o. ministro de seu país. Instituiu o voto para a população indígena. Sua carreira é uma lição de determinação e tenacidade.

Chile:

    Bernardo O'Higgins - revolucionário chileno. Considerado o libertador do Chile.

    Salvador Allende Gossens - Estadista e político da cidade de Valparaíso. Foi senador e chegou à presidente do Senado. Foi presidente do Partido Socialista Chileno. Político exemplar, foi eleito presidente do Chile, para o período de 1970 a 1974, mas não conseguiu terminar seu mandato.

Colômbia:

    Francisco de Paula Santander - Militar da cidade Villa Del Rosário de Cúcuta. É o fundador civil da República da Colômbia.

Costa Rica:

    José Maria Castro Madriz - Advogado e político da cidade de San José. Foi o último Chefe de Estado e o 1o. Presidente da Costa Rica (1847). É o fundador da República.

Cuba:

    José Julián Martí Y Pérez - patriota e mártir cubano. Seu nome é sinônimo de liberdade.

Dinamarca:

    Jean Hersholt - Ator da cidade de Copenhagen. Foi um grande líder cultural e extraordinário humanistarista. Fez vários filmes para o cinema, sendo seu último trabalho "Run for Cover", em 1955.

    Hans Christian Orsted - Físico e químico da cidade de Rudkobing. Foi professor na Universidade de Copenhagen, onde fez suas primeiras descobertas sobre corrente elétrica e acústica. Suas pesquisas inspiraram o desenvolvimento da Teoria Eletromagnética, em 1820.

Egito:

    Ahmed Fuad Pasha/ Fuad I - Sultão da cidade do Cairo. Fundador da Universidade do Cairo, em 1906. Promoveu uma nova Constituição e restabeleceu os Direitos Constitucionais e o Parlamento. Foi o 1o. Rei Egípcio da Era Moderna (1922-1936).

    Muhammad Anwar El-Sadat - Militar e político da cidade de Mit Abu al-Kum - próximo à capital, Cairo. No Governo Nasser, ajudou na reorganização do novo Gabinete. Foi presidente do Egito, em 1970. Lutou ao lado de Begin pela paz, recebendo o Premio Nobel, em 1978.

Escócia:

    James Anderson - Ministro da Igreja Presbiteriana, nasceu em Aberdeen. Tornou-se mundialmente conhecido, graças ao trabalho desenvolvido na elaboração dos Estatutos de 1723. "Os Estatutos de Anderson" ligou o nome do reverendo para sempre.

    Sir Sandford Fleming - Engenheiro e cientista de Kirkicaldy-Fife. Criou os grandes programas de estradas de ferro para o desenvolvimento do Canadá.

    André Michel Ramsay - Escritor e literato da cidade de Ayr. Autor da fábula jesuíta templária. Criou o sistema dos altos graus. É um dos mais célebres inovadores da Maçonaria. Pertenceu à Loja de Montesquieu.

    Sir John Alexander MacDonald - Advogado e estadista de Glasgow. Foi primeiro ministro do domínio do Canadá.

    James Watt - Engenheiro mecânico e inventor de Greenock. Seus inventos possibilitaram a Revolução Industrial.

    Robert Burns - Poeta da cidade de Alloway, próximo a Ayr. É o mais célebre poeta escocês de toda a história.

    John Boyd Dunlop - Veterinário da cidade de Dreghorn - Norte de Ayrshire. Dunlop é o inventor do pneumático.

    Thomas Johnstone Lipton - Comerciante da cidade de Glasgow. É o construtor do Império "Chá Lipton"

    Robert Adam - Arquiteto e designer da cidade de Kirkaldy - Fife. Seu extraordinário talento, fez reviver as arte clássica nas edificações públicas de Londres. É considerado o arquiteto escocês mais importante da história do país.

    Sir Walter Scott - Escritor e poeta da cidade de Edinburgh. De seus trabalhos, destacamos "The minstrelsy of the Scottish Border", "Rob Roy" e "Ivanhoé", sucessos da literatura mundial.

    John Loudon McAdam - Inventor da cidade de Ayr - Ayrshire. De suas invenções, a mais importante foi a do pavimento para estradas.

Espanha:

    Francisco Ferrer Guardia - Teoricista de Allela - Barcelona. É considerado o fundador da Escola Moderna.

    Manuel Azaña Y Díaz - Advogado, escritor e estadista de Acalá de Henares. Foi secretário de Ateneo de Madri, dirigiu as revistas La Pluma e España. Ocupou o cargo de ministro da guerra e foi presidente da república.

    Don Vicente Blasco Ibáñez - Advogado, escritor, periodista e político da cidade de Valência. "Os 4 cavaleiros do apocalipse" deu a ele a consagração.

    José de Espronceda Y Delgado - Poeta e escritor da cidade de Almendralejo. Um dos mais importantes das causas sociais e nacionalistas. Poesia revolucionária. "Cancion del pirata", "La Desesperacion", são algumas de suas obras.

    Manuel José Quintana - Advogado, poeta e escritor da cidade de Madri. Foi laureado por Isabel II, da qual foi tutor. Um dos últimos exemplos de escritores de estilo clássico. Destaques para as obras "El Panteón del Escorial" e "A Batalha de Trafalgar".

    José Echegaray Y Eizaguirre - Escritor, dramaturgo, matemático e engenheiro da cidade de Madri. Criou o atual Banco da Espanha, introduziu a Teoria dos Determinantes e Cálculos das Variações. Prêmio Nobel de Literatura de 1904.

    José Ortega Y Gasset - Filósofo da cidade de Madri. Doutor honoris causa pelas Universidades de Marburgo e Glasgow.

    Isaac Peral Y Caballero - Militar naval da cidade de Zorrilla. Foi professor de Física Matemática do Observatório Astronômico de San Fernando, quando iniciou suas pesquisas sobre navegação que resultaram na invenção do submarino.

    Juan de la Cierva y Codorníu - Engenheiro e inventor da cidade de Múrcia. Inventor do Autogiro, precursor do helicóptero. Sua experiência com o aparelho, foi através do Canal da Mancha, em 1928.

Estados Unidos:

    John Edgar Hoover - criminologista americano. Foi diretor do FBI por 48 anos. Responsável pela captura de John Dillinger.

    George Washington - estadista americano. Foi o primeiro presidente da república. Um dos fundadores da moderna democracia.

    Benjamin Franklin - Músico, jornalista e cientista americano, da cidade de Boston. Inventor do pára-raios e um dos redatores da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

    Franklin Delano Roosevelt - Advogado, funcionário público e político americano, de Nova York. Foi o 32o. Presidente dos Estados Unidos e o idealizador do plano "New Deal", que transformou a vida do país.

    Louis Armstrong / O Satchmo - Trompetista de New Orleans. É o mais importante músico de Jazz que se conhece.

    Jerome David Kern - Compositor musical de Nova Iorque. Compôs mais de 700 canções. Mais de 100 para shows e filmes. É considerado um dos maiores compositores populares.

    Paul Revere - Patriota, ourives-gravador, jornalista e revolucionário de Boston. Um dos líderes políticos durante a Guerra Civil americana. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Massachesetts.

    King Camp Gillette - Vendedor da cidade de Fond du Lac - Wisconsin. Ele é o inventor da lâmina de barbear, com bordas duplas.

    Bryan Bartlett Starr/ Bart Starr - Atleta de football de Montgomery - Alabama. Famoso quarterback. Figura entre os mais importantes do Hall of Fame. É técnico profissional da NFL.

    John Hancock - Líder revolucionário de Quincy - Massachusetts. Foi o primeiro signatário da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Foi governador do estado de Massachusetts.

    Melvin Jones - Capitão militar de Fort Thomas - Arizona. É um dos fundadores do Lions Internacional.

    Henry Baldwin - Advogado de New Haven - Connecticut. Foi membro da Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos.

    Martin Luther King Jr. - Pastor e ministro cristão de Atlanta - Georgia. Líder dos movimentos dos direitos civis. Escolhido em 1963, pela Times, como o Homem do Ano. Recebe no ano seguinte, o Prêmio Nobel da Paz.

    Oliver Hardy - Ator de cinema da cidade de Harlen - Georgia. Com Stan Laurel, forma a dupla mais famosa do humor: O Gordo e o Magro.

    Edwin E. "Buzz" Aldrin - Astronauta de Glen Ridge - Nova Jersey. Integrou a missão da Apolo XI que pousou na lua. Foi o 2o. homem pisar em solo lunar.

    Anson Jones - Médico e congressista de Seekonkville-Great Barrington - Massachusetts. Foi o 5o. presidente da República do Texas. Em 1o. de março de 1835, estabeleceu a primeira Loja Maçônica do Estado.

    John Fitch - Inventor da cidade de Windsor - Connecticut. É o criador do Barco a Vapor.

    Ernest Borgnine - Ator de cinema da cidade de Hamden - Connecticut. Consagrado em todo o mundo, em Hollywood, é muito respeitado pelo seu talento. Dos filmes mais recentes: "Escapada para Nova Iorque"e "Gattica".

    Douglas MacCarthur - Militar da cidade de Little Rock - Arkansas. Foi o comandante das Forças Armadas no Pacífico, na 2a. Guerra Mundial.

    William McKinley - Advogado e político de Niles - Ohio. Foi o 25o. presidente dos Estados Unidos.

    Clark Gable - Ator de cinema da cidade de Cadiz - Ohio. "E o vento levou" é sua melhor marca. Gable é considerado pelo apelido de "O Rei de Hollywood".

    Charles Augustus Lindberg - Piloto da cidade de Detroit - Michigan. Fez seus estudos na Universidade de Wisconsin. Ficou famoso por sua travessia transatlântica sem interrupções.

    Eubie Blake - Pianista e compositor de Baltimore - Maryland. Começou a tocar com 4 anos de idade e se tornou grande músico de Ragtime.

    James Hoban - Arquiteto americano de origem irlandesa, da cidade de Count Kilkinney. É seu, o projeto para a construção da Casa Branca.

    Thomas John Watson - Industrial e filantropista da cidade de Campbell - New York. Em 1924, fundou a International Business Machines Corporation - IBM.

    William Frederic Cody/"Búffalo Bill" - Herói americano da cidade de Le Clair - Iowa. Um dos grandes desbravadores do Oeste americano.

    Alton Glenn Miller - Compositor, arranjador e maestro da cidade de Clarinda - Iowa. Símbolo de toda uma geração, foi líder da mais popular orquestra, na era das Big Bands. Seu inesquecível sucesso foi "moonlight serenade".

    Honus Wagner - Jogador de baseball da cidade de Mansfield (hoje Carnegie) - Pennsylvannia. Figurou no Hall of Fame, em 1936. Tornou-se uma lenda do baseball, nos Estados Unidos.

    David Sarnoff - Empresário americano de origem russa, nasceu em Uzlian. Pioneiro no rádio e televisão, foi diretor da RCA e NBC. É considerado o Pai da Televisão.

    Samuel Houston - Advogado, militar e político da cidade de Rockbridge County - Virgínia. Foi governador do Tennessee, senador, presidente da república do Texas e seu governador, quando já era Estado do Texas. A cidade de Houston, é em sua homenagem.

    Dewitt Clinton - Advogado e estadista da cidade de Napanock - Ulster County/New York. Foi prefeito da cidade de New York e governador do Estado. Promulgou a idéia do Canal Erie, ligando o Rio Hudson aos Grandes Lagos. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de New York.

    George Pullman - Industrial e inventor da cidade de Brocton - New York. Ele é o inventor do carro-leito, nas viagens ferroviárias.

    Leroy Gordon Cooper Jr. - Astronauta da cidade de Shawnee - Oklahoma. Realizou missões nos vôos na Mercury e Gemini 5. Bateu o recorde de permanência no espaço.

    Allen Earl Roberts - Administrador, empresário e editor da cidade de Pawtucket - Rhode Island. Publicou grande número de livros e, por isso mesmo, é considerado um dos mais prolíficos autores americanos do século 20.

    Vannevar Bush - Engenheiro elétrico da cidade de Everett - Massachussets. Responsável pelo desenvolvimento da produção em massa da sulfa e penicilina e pelo aperfeiçoamento do radar. Desenvolveu o 1o. computador.

    Albert Gallatin Mackey - Historiador e médico da cidade de Charleston - Carolina do Sul. Considerado um dos mais importantes maçonólogos de toda a história. É de sua autoria a famosa "Encyclopaedia of Freemasonry", publicada em 1847. Formulou os 25 Landmarks, adotados até hoje.

    Andrew Jackson - Advogado, fazendeiro, soldado e político da cidade de Waxhaw - Carolina do Sul. Fundador do Partido Democrático e o 7o. presidente dos Estados Unidos (1829-1837). Foi Grão-Mestre da Grande Loja do Tennessee.

    Nathaniel Adams Coles/ Nat King Cole - Pianista e cantor da cidade de Montgomery - Alabama. De voz rara e inconfundível, Nat era um cantor emocional e envolvente com suas baladas populares que fizeram muito sucesso em todo o mundo.

    James Benson Irwin - Astronauta da cidade de Pittsburgh - Pennsylvannia. Foi o piloto do módulo lunar da Apolo 15, em 1971.

    Earl Warren - Juiz da cidade de Los Angeles - Califórnia. Foi o 14o. Chefe da Justiça dos Estados Unidos. Presidente da Suprema Côrte (1953-1974). Foi Grão-Mestre da Grande Loja do Estado da Califórnia.

    Harry Houdini - Mágico da cidade de Appleton - Wisconsin. É considerado o mágico mais famoso de todos os tempos.

    John Gutzon de La Mothe Borglum - Escultor da cidade de St. Charles - Idaho. Esculpiu o famoso Monte Rushmore, com as faces dos presidentes Washington, Jefferson, Roosevelt e Lincoln, em 1927.

    Paul Whiteman - Compositor, regente e arranjador da cidade de Denver - Colorado. Lançou George Gershwin com "Rapsody in blue". É autor de canções como "Whispering" e "Japanese Sandman". É considerado o Rei do Jazz.

    Denton True Young/ "Cy Young"- Jogador de baseball da cidade de Gilmore - Ohio. Um grande campeão. Um dos maiores lançadores da história. Ganhou o Hall da Fama, em 1937.

    Walter Percy Chrysler - Engenheiro e industrial da cidade de Wamego - Kansas. Fundador da companhia que se tornou a 2a. maior produtora automobilística dos Estados Unidos.

    Virgil Ivan Grissom - Astronauta da cidade de Mitchell - Indiana. Um dos mártires do Projeto Apolo, da Nasa.

    Lawrence Dale Bell - Mecânico e piloto da cidade de Mentone - Indiana. É o fundador da Bell Aircraft Corporation/Helicópteros.

    Booker Taliaferro Washington - Educador e reformador da cidade de Franklin County - Virgínia. Importante porta-voz dos negros americanos. Foi fundador e presidente da Tuskegee University. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Massachusetts.

    Harold Eugene Edgerton - Engenheiro elétrico da cidade de Freemont - Nebraska. Desenvolveu e aperfeiçoou o estroboscópio.

    Lowell Jackson Thomas - Radialista e jornalista da cidade de Woodington - Ohio. Foi correspondente de guerra. Cobriu exclusivamente, as façanhas de Lawrence da Arábia.

    Tristam E. Speaker / "Tris Speaker" - Jogador de baseball da cidade de Hubbart - Texas. É figura de destaque no Baseball Hall of Fame de 1937. Ficou conhecido como "The Grey Eagle" - "A Águia Cinzenta".

    Roy Clark - Artista musical da cidade de Meherrin - Virgínia. Astro de grande destaque nacional da música country do oeste.

    Lionel Hampton - Músico e instrumentista de jazz da cidade de Louisville - Kentucky. É considerado o "Rei do Vibrafone".

    Harold Clayton Lloyd - Ator, produtor de cinema e comediante da cidade de Burchard - Nebraska. "Last Safety", de 1923, é seu mais famoso filme.

    James Buchanan - Advogado e político da cidade de Cove Gap - Pennsylvania. Foi o 15o. Presidente da república (1857-1861).

    Rogers Hornsby - Jogador de baseball da cidade de Winters - Texas. Um dos originais do Baseball Hall of Fame.

    James Monroe - Advogado e político da cidade de Westmoreland - Virgínia. Foi o 5o. Presidente da república (1817-1825).

    Edward Kennedy Ellington/Duke Ellington - Compositor, arranjador, líder de orquestra da cidade de Washington - DC. Excepcional pianista de Jazz, são destaques musicais "Caravan", "In a sentimental mood", "Take the "A" train", entre outras. Duke é considerado o músico do século 20.

    Gwyllyn Samuel Newton Ford/Glenn Ford - Ator de teatro e cinema da cidade de Quebec - Canadá. Filmou 112 histórias. "Tombstone" foi seu último trabalho, em 1993.

    Sugar Ray Robinson - Pugilista da cidade de Detroit - Michigan. Foi campeão mundial por 6 vêzes.

    Tyrone Edmund Power - Artista de cinema da cidade de Cincinnati - Ohio. Um nome e uma legenda de Hollywood, onde participou em mais de 50 filmes.

    Robert Edwin Peary - Engenheiro civil da cidade de Cresson - Pennsylvania. Ele comandou a 1a. expedição do homem ao Polo Norte, em 1909.

    Harry Solomon Truman - Fazendeiro, funcionário público e político da cidade de Lamar - Missouri. É o 33o. Presidente da república (1945-1953).

    Irving Berlin - Músico e compositor da cidade de Tyumen, na Rússia. Foi um dos grandes compositores a fazer sucesso nos Estados Unidos. Escreveu mais de 1.500 canções. As principais: "Blues skies", "But not too much" , "White Christmas".

    Earl Bryan Combs - Jogador de baseball da cidade de Pebworth - Kentucky. Excepcional atleta, escolhido pelo Comitê Esportivo para o Hall of Fame, em 1970.

    Richard Edward Arnold/Eddy Arnold - Cantor de música country da cidade de Henderson - Tennessee. Uma das vozes mais incríveis, fez grande sucesso entre 1940 e 1960.

    Lyman Frank Baum - Escritor da cidade de Chittenango - New York. Autor de sucesso da literatura infantil. Destaque para a obra "O Mágico de Oz".

    Robert Reiniger Meredith Willson/Meredith Willson - Músico da cidade de Mason City - Iowa. Trabalhou nas Orquestras de John Philip Souza e Filarmônica de Nova York. Foi apresentador de vários programas de rádio e atuou em diversos eventos na Broadway.

    Marion Michael Morrison/ John Wayne - Ator de cinema da cidade de Winterset - Iowa. Célebre ator de Hollywood, tornou-se uma legenda, vivendo grandes papéis em 157 filmes. "Álamo", "Rio Vermelho", "Iwo Jima", "Rio Bravo", "Hatari", são alguns destaques.

    Asa Yoelson / Al Jolson - Artista nascido na Lituânia e radicado na América. Suas atuações o tornaram o maior entertainment do mundo. Ficou conhecido como "The singer of Jazz".

    Melvin Jerome Blanc/ Mel Blanc - Artista da cidade de San Francisco - Califórnia. Criador de mais de 400 vozes para personagens do rádio, televisão e cinema. Pato Daffy, Porky Pig e o Pica-Pau, são algumas.

    Ralph Harold Metcalfe - Atleta da cidade de Atlanta - Georgia. Medalha de ouro, no Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

    Norman Vincent Peale - Pastor da cidade de Bowersville - Ohio. Transformou os Estados Unidos, no país do pensamento positivo. Seu livro "O Poder do Pensamento Positivo", foi traduzido para 40 idiomas e mais de 15 milhões de cópias foram vendidas.

    John Marshall Harlan - Advogado e juiz da cidade de Boyle County - Kentucky. Membro da Suprema Côrte de Justiça dos Estados Unidos, no período de 1877 a 1911.

    Ransom Eli Olds - Inventor e designer de autos da cidade de Geneva - Ohio. É o construtor do famoso Oldsmobile americano.

    Hoot Gibson - Ator cowboy da cidade de Tekamah - Nebraska. Trabalhou em mais de 200 filmes mudos e em 75 filmes com som. John Ford, foi um de seus diretores.

    Joseph Warren - Médico, soldado e patriota da cidade de Roxbury - Massachussets. Líder na Guerra da Independência, em 1776.

    Burl Icle Ivanhoé Yves - Cantor e ator da cidade de Hunt - Illinóis. Gravou mais de 100 álbuns. Trabalhou no cinema e na Broadway, em mais de 10 peças.

    Josiah Henson - Escravo nascido em Charles County - Maryland. Seu jeito inspirou à criação do personagem "Tio Tom", da Uncle Tom’s Cabin - A Cabana do Tio Tomas.

    Russell Simpson - Ator da cidade de Forest Lawn - Glendale - California. Ao lado de nomes famosos, participou em filmes para a televisão, em peças da Broadway e em centenas de filmes para o cinema. Seu grande diretor foi John Ford.

    Audie Leon Murphy - Militar e ator da cidade de Kingston - Texas. Herói condecorado por bravura na 2a. Guerra Mundial. Foi ator em Hollywood, onde participou de vários filmes.

    Chester Burton Atkins/ Chet Atkins - Guitarrista country e músico da cidade de Luttrell - Tennessee. Foi o guitarrista que mais influenciou a música country e western. É considerado o criador do "Som de Nashville".

    Frank Sherman Land / "Dad" Land - Evangelista da cidade de Kansas - Missouri. Reconhecido como um grande líder na América, pelo seu devotamento às causas sociais. É o fundador da Ordem DeMolay, em 1919, cuja principal finalidade é a de socorrer meninos órfãos.

    Daniel Carter Beard - Ilustrador e naturalista da cidade de Cincinnati - Ohio. É o fundador do Escotismo da América, em 1910. O único a receber a medalha "Águia de Ouro".

    Kris Kristofferson - Ator, músico e cantor da cidade de Brownsville - Texas. Das canções, "Songwriter" concorreu ao Oscar em 1985. No cinema, fez sucesso ao lado de Barbra Streisand, com o filme "A star is born"- "Nasce uma estrela", em 1976.

    Samuel Wilder/ Billy Wilder - Escritor, advogado, repórter, produtor e diretor de cinema de origem austríaca, da cidade de Viena. Vencedor do Oscar, em 1945, 1950 e 1960, com "The Lost Weekend", "Sunset Boulevard" e "The Apartment".

    William Wyler - Cineasta e diretor de origem francesa, da cidade de Mulhouse. Em Hollywood, trabalhou com artistas como Bette Davis, Humphrey Bogard, Audrey Hepburn, Gregory Peck. Em 1959, dirigiu o famoso épico "Ben-Hur", com Charlton Heston.

    Thurgood Marshall - Advogado e juiz da cidade de Baltimore - Maryland. Foi o primeiro negro a ocupar a Suprema Côrte de Justiça dos Estados Unidos, de 1967 a 1993.

    George Michael Cohan - Artista teatral da cidade de Providence - Rhode Island. Tornou-se um grande astro da Broadway. Escreveu e interpretou "Over There", em 1917 e "Give my regards to Broadway". Sua vida virou filme: "Yankee Doodle Dandy", em 1942.

    Dave Thomas - Empresário da cidade de Atlantic City - New Jersey. Fundador da cadeia de restaurantes "Wendy’s". Homem de negócios bem sucedido, é mantenedor de numerosas obras de caridade, incluindo a Fundação Dave Thomas para adoções de crianças desamparadas.

    Louis Burt Mayer - Produtor e empresário de cinema de origem russa, da cidade de Minsk. Fez história em Hollywood, fundando uma das produtoras de filmes mais famosas, a Metro Goldwin Mayer.

    Phineas Taylor Barnum - Promotor de espetáculos da cidade de Bethel - Connecticut. É o criador do famoso circo Barnum&Bailey e "O maior espetáculo da terra".

    John Paul Jones - Herói americano de origem escocesa, da cidade de Arbigland - Kirkbean. Foi comandante naval e é considerado o fundador da Marinha Americana.

    William Mark Sexson - Ministro cristão da cidade de Arnica Springs - Missouri. Foi ministro do 1a. Igreja Cristã americana e fundador da Ordem Meninas do Arco Íris.

    Jacob Perkins - Inventor da cidade de Newburyport - Massachussets. Inventou a máquina de corte e impressão simultânea. Imprimiu o 1o. Selo postal em 1840.

    George Mifflin Dallas - Repórter, advogado e político da cidade de Philadelphia - Pennsylvania. Foi vice-presidente da república. Deve-se a ele, as negociações para a anexação do Estado do Texas. A cidade de Dallas, é em sua homenagem.

    Gerald Rudolph Ford - Advogado, funcionário público e político da cidade de Omaha - Nebraska. Foi o 38o. Presidente dos Estados Unidos, de 1974 a 1977.

    John Jacob Astor - Mercador e financista de origem alemã, da cidade de Waldorf. Tornou-se magnata na América e fundador de renomada família. Foi um líder nos negócios e um grande filantropo.

    Elbridge Gerry - Servidor público e político da cidade de Marblehead - Massachussets. Foi governador do estado por duas vêzes e vice-presidente no governo James Madison. É um dos signatários da Declaração da Independência.

    John Herschel Glenn Jr. - Astronauta da cidade de Cambridge - Ohio. Participou do primeiro vôo ao redor da terra, em 20 de fevereiro de 1962.

    Samuel Colt - Inventor da cidade de Hartford - Connecticut. É o inventor da pistola que leva o seu nome.

    Charles Horace Mayo - Médico e jornalista da cidade de Rochester - Minnesota. Pioneiro nas cirurgias plásticas. Junto com seus irmãos, fundou a famosa Clínica Mayo.

    Howard Thurston - Mágico da cidade de Columbus - Ohio. Foi um grande líder no show de mágicas da história.

    Stanley Mathews - Advogado e juiz da cidade de Cincinnati - Ohio. Foi membro da Suprema Côrte de Justiça, de 1881 a 1889.

    Karl Augustus Menninger - Médico da cidade de Topeka - Kansas. Famoso psiquiatra pelo desenvolvimento do tratamento de doenças mentais.

    Paul Joseph Weitz - Astronauta da cidade de Erie - Pennsylvania. Participou na missão da Skylab II e comandou mais 6 missões espaciais de pesquisa. É diretor do Centro Espacial da Nasa.

    Ambrose Gwinnett Bierce - Editor, escritor e jornalista satírico da cidade de Meigs - Ohio. Autor de "No meio da vida", de 1891 e do famoso "Dicionário do Diabo",de 1906, comentários mordazes que evoluíram de suas escritas de jornal.

    Henry Harley Arnold/ "Hap"Arnold - Militar da cidade de Gladwyn - Pennsylvania. É considerado o "Pai" da Moderna Força Aérea Americana.

    Henry Ford - Engenheiro da cidade de Greenfield - Michigan. Desenvolveu a fabricação de automóveis em série. É o pai da indústria automobilística americana.

    Sebastian Spering Kresge - Comerciante e vendedor da cidade de Baldmount - Pennsylvania. Foi o 1o. Comerciante a estabelecer uma cadeia de mais de mil ítens de produtos, tendo início a idéia dos grandes magazines.

    Francis Scott Key - Advogado e poeta da cidade de Carroll County - Maryland. É o autor da letra do Hino Nacional Americano.

    Jack Warner - Ator e empresário de origem inglesa, nascido em Londres. Em Hollywood, com seus irmãos, fundou uma das mais importantes empresas do cinema, a Warner Brother Pictures.

    Andrew Taylor Still - Médico da cidade de Jonesboro - Virgínia. É o fundador da Osteopatia, em 1874.

    John Huston - Diretor de cinema da cidade de Nevada - Missouri. É o mais importante diretor da década de 40. "Moulin Rouge", "Moby Dick", "Tesouro de Sierra Madre", "O homem que queria ser rei", "Prizzi’s Honor", fazem parte do sucesso de sua carreira.

    William Barret Travis - Advogado e militar da cidade de Saluda County - Carolina do Sul. Coronel comandante na Batalha do Álamo.

    Alex Palmer Haley - Escritor e biógrafo da cidade de Ithaca - Nova York. Autor de novelas, seu maior sucesso na tevê mundial foi "Roots". Seus trabalhos de ficção, representam a luta e a agonia dos negros americanos.

    Cecil Blount DeMille - Escritor, produtor, ator e diretor de cinema da cidade de Ashfield - Massachusetts. "O maior espetáculo da terra", "Rei dos Reis", "Guerra dos mundos", "Cleópatra" e "Os dez mandamentos", são destaques de sua brilhante carreira.

    Mirabeau Buonaparte Lamar - Editor e político da cidade de Louisville - Georgia. Foi senador, secretário da Guerra, ministro da Costa Rica e Nicarágua e o 3o. presidente da república do Texas.

    David Crockett - Herói do oeste da cidade de Greene County/Limestone - Tennessee. Foi membro das Câmaras Estadual e Federal. Serviu ao exército do Texas, durante a guerra da independência.

    William James Basie/ Count Basie - Pianista e compositor da cidade de Red Bank - New Jersey. Foi líder da orquesta de jazz mais conhecida do mundo. É considerado um dos maiores expoentes do estilo swing.

    Norman Schwartzkopf - Militar da cidade de Trenton - New Jersey. General comandante, na Invasão ao Iraque, na Guerra do Golfo, conhecida como "Tempestade no deserto", em 1991.

    Lyndon Baines Johnson - Professor, funcionário público e estadista da cidade de Johnson City - Texas. Foi o 36o. presidente dos Estados Unidos, completando o mandato de Kennedy, entre 1963 a 1969.

    Arthur Morton Godfrey - Ator e animador da cidade de Nova York. Um dos mais populares animadores do Rádio e TV dos anos 40 e 50. Seus programas revelaram muitos cantores e animadores famosos.

    Robert Morris - Advogado, educador e instrutor da cidade de Boston. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Kentucky, entre 1958 e 1959. É o fundador da Order of the Eastern Star.

    James Forten - Abolicionista e empresário da cidade de Philadelphia - Pennsylvania. Um dos maiores ativistas do movimento abolicionista da América.

    Simon Lake - Engenheiro e inventor da cidade de Pleasantville - New Jersey. É um dos fundadores das cidades de Atlantic City e Ocean City. Desenvolveu e construiu o 1o. submarino, o Argonauta, em 1898.

    Darryl Francis Zanuck - Produtor e executivo do cinema da cidade de Wahoo - Nebrasca. Inovador em várias tendências do cinema, em 1933, participa como co-fundador da 20th Productions.

    Jimmie Rodgers - Cantor da cidade de Meridian - Mississipi. Dos grandes sucessos, "Blue Yodel", vendeu mais de um milhão de cópias. Em 1961, foi eleito para o Hall da Fama. É o Pai da música country moderna.

    Arnold Palmer - Esportista da cidade de Latrobe - Pennsylvania. Imortalizou-se como o maior jogador de golf, de toda a história.

    John Joseph Pershing - Militar da cidade de Linn City - Missouri. Serviu na guerra Espanhola-Americana, insurreição das Filipinas, na expedição ao México e chefiou o comando americano na Europa (1917-1919). Prêmio Pulitzer de 1932.

    Hal Wallis - Produtor de cinema da cidade de Chicago - Illinóis. É produtor de mais de 400 filmes, entre 1920 e 1970.

    Prince Hall - Abolicionista, patriota e educador, nascido no Oeste das Índias Britânicas. Foi o 1o. Grão-Mestre negro da Maçonaria. É considerado o Pai dos Negros Maçons dos Estados Unidos.

    William Howard Taft - Advogado e funcionário público da cidade de Cincinnati - Ohio. É o 27o. Presidente dos Estados Unidos (1909-1913). Foi Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Ohio.

    Roy Claxton Acuff - Músico da cidade de Maynardville - Tennessee. É reconhecido como "O Rei da Música Country".

    Robert Schuller - Pastor e evangelizador da cidade de Alton - Iowa. Seu programa de televisão "Hour of Power", tornou-se uma grande atração do público. Ele é o pastor da Catedral de Cristal.

    Thomas Patten Stafford - Doutor em astronáutica da cidade de Weatherford - Oklahoma. Comandou a Apolo 10, realizando os testes finais do projeto.

    John Marshall - Advogado e juíz da cidade de Prince William County - Virgínia. Considerado "O Grande Chefe" de Justiça da Suprema Côrte, entre 1801 e 1835. Foi Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Virgínia.

    Scottie Pippen - Esportista da cidade de Hamburg - Arkansas. Um dos atletas mais versáteis do Basketball. Começou sua carreira no Sonics, mas mostrou todo o seu talento no Chicago Bulls, ao lado de Jordan.

Filipinas:

    Emilio Aguinaldo - Patriota nascido na cidade de Cavite - Luzon. É considerado herói da revolução filipina. Lutou pela independência do país. Proclamou-a em 12 de junho de 1898. Foi seu primeiro presidente da república.

    José Protacio Rizal Mercado Y Alonso Realonda - Físico, escritor e patriota da cidade de Calamba. Doutor e poeta, foi o inspirador do Movimento Nacionalista Filipino. É considerado mártir e herói das Filipinas.

    Marcelo Hilário del Pilar - Advogado, escritor e político, da cidade de Bucalán. Foi impulsor do movimento Katipunan, em seu país. É considerado o Pai da Maçonaria Filipina.

Finlândia:

    Pekka Kostiainen - Músico, cantor e compositor da cidade de Jyvaskyla. Estudou na Academia Sibelius. Especializado em músicas sacras. É diretor do Coral de crianças Vox Aurel.

França:

    François Marie Arouet Voltaire - Filósofo francês, da cidade de Paris. Um dos mais ilustres cidadãos do mundo. Ele personificou a revolução da história do pensamento.

    Jean Théophile Désaguliers - Professor, teólogo, engenheiro e cientista francês. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Londres e um de seus fundadores. É considerado um dos pais da moderna maçonaria.

    Antoine Laurent Lavoisier - químico francês. Considerado o fundador da química moderna.

    Pierre-Antoine Berryer - Advogado, orador e estadista de Paris. Foi presidente da Ordem dos Advogados, deputado em Marselha, membro da Academia Francesa e um dos mais ilustres advogados dos tribunais franceses de toda a história.

    Giuseppe Bonaparte - Advogado, soldado e diplomata de Corte - Córsega. Irmão de Napoleão Bonaparte, rei de Nápoles e da Espanha. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente da França.

    Michel Ney/Duque D'Elchingen/ Príncipe de Moscou - Militar da cidade de Sarrelouis. Foi um dos mais valentes marechais do Império de Napoleão.

    Pierre Mendès France - Advogado e político de Paris. Foi ministro da economia do governo De Gaulle. Dirigiu o Fundo Monetário Internacional, do qual foi presidente do conselho.

    Marie-Henri Bayle Stendhal - Militar e escritor de Grenoble. Um dos mais importantes novelistas do século XIX.

    Claude Adrien Helvetius - Filósofo e literato da cidade de Paris. Discípulo de Locke, defende em seu livro "Do Espírito", o sensualismo absoluto.

    François Félix Faure - Industrial e político de Paris. Foi o 6o. presidente da Terceira República Francesa.

    Albert Louis Lantoine - Escritor, poeta e historiador de Arras - Pas-de-Calais. Autor de diversas obras maçônicas, das quais, "Histoire de La Franc-Maçonnerie Française" é uma das mais importantes.

    Paul Maximilien Emile Littre - Médico, filósofo, linguista, filólogo, lexicógrafo de Paris. Foi o editor do monumental Dicionário da Língua Francesa, em 1863.

    Alexandre Talleyrand Perigord - Estadista de Paris. Foi secretário do Liceu de Artes, presidente da Assembléia Nacional e Ministro das Relações Exteriores. Possui o título de Príncipe de Talleyrand e Honra do Louvre.

    Jean Étienne Dominique Esquirol - Médico e psiquiatra de Tolouse. Deu continuidade `obra do Mestre Philippe Pinel, de quem foi discípulo.

    André Citroën - Engenheiro industrial da cidade de Paris. Desenvolveu a indústria automobilística francesa e projetou a França no cenário internacional. Seu papel é comparado ao de Henry Ford, nos Estados Unidos.

    Marc Chagall - Pintor francês de origem russa, da cidade de Vitebsk. Adepto do cubismo, seu estilo faz lembrar a imaginação popular. Temas folclóricos e judaicos compõem suas obras.

    Jean François Chalgrin - Arquiteto da cidade de Paris. Por determinação de Napoleão, construiu o Arco do Triunfo para que os soldados, que lutaram na batalha de Austerlitz, entrassem gloriosamente em seu país. É o monumento de honra nacional.

    Alphonse Louis Constant Levi/Eliphas Levi - Ocultista e abade da igreja católica, da cidade de Paris. Suas escritas são consideradas como a "mágica revivida do século 19", todas sobre Magia e Cabala.

    Etienne Alexandre Millerand - Advogado e estadista da cidade de Paris. Foi editor do jornal "A Pequena República". Foi líder da esquerda socialista e presidente da França, de 1920 a 1924.

    Jules Boucher - Escritor parisiense. Colaborador de revistas maçônicas importantes sobre ciências secretas. É autor do clássico da literatura maçônica "A Simbólica Maçônica".

    Paul Naudon - Doutor em Direito, escritor e historiador da cidade de Paris. É considerado o maior historiador maçom francês. "História, Rituais e Cobridor dos Altos Graus Maçônicos" é sua mais importante obra.

    Eugène Rose de Beauharnais - Militar, príncipe e vice-rei, nascido em Paris. General francês, duque de Leuchtenberg, príncipe de Eichstaett, vice-rei da Itália. Era filho adotado por Napoleão Bonaparte.

    Jean Antoine Houdon - Escultor da cidade de Versailles. Consolidou definitivamente o estilo Rococó, no século 18. Grande autor de obras religiosas e mitológicas.

    Paul Doumer - Professor, jornalista e político da cidade de Aurillac. Foi deputado, senador, ministro das finanças, governador geral na Indochina e 13o. presidente da França (1931-1932).

    Joachim Murat - Militar da cidade de La Bastide - Fortunière. Oficial brilhante da cavalaria. Torna-se marechal, após as importantes participações nas vitórias de Napoleão. É nomeado Rei de Nápoles. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente de Nápoles.

    Joseph Marie Maistre/ Conde de Maistre - Diplomata, teórico e moralista da cidade de Chambéry. Foi senador, foi ministro de estado e magistrado na Sardenha e na Rússia.

    Léon Gambetta - Advogado e líder republicano da cidade de Cahors. Um dos maiores colaboradores para a fundação da Terceira República Francesa.

    Charles Baudelaire - Poeta da cidade de Paris. Um dos grandes poetas do século 19. "Fleurs du mal", publicada em 1861, é uma de suas obras.

    Frederic Auguste Bartholdi - Escultor da cidade de Colmar - Alsace. É o escultor da Estátua da Liberdade, doada aos Estados Unidos, pelo governo francês.

    Pierre Simon Laplace - Matemático, físico, filósofo e astrônomo da cidade de Beaumont-En-Auge - Normadie. É responsável pela mudança da visão conceitual do universo. Foi quem mais desenvolveu conhecimentos sobre o sistema solar.

    Louis-Philippe-Joseph Orleans/Duque de Orleans - príncipe da cidade de Saint Cloud. Manteve a democracia, durante a Revolução de 1789. No episódio da Queda da Bastilha, foi aclamado como herói. Ficou conhecido por Philippe Égalité.

    Gaspar Monge/Conte de Pèluse - Matemático da cidade de Beaune-Bourgogne. Pioneiro no desenvolvimento da Geometria Analítica. Fundador da Escola Politécnica (Universidade). Ajudou a estabelecer o sistema métrico.

    Claude Joseph Rouget de Lisle - Compositor e poeta da cidade de Lons-Le-Saunier. É autor do Hino Nacional "La Marsellaise".

    André Félix Rossi - Advogado e político da cidade de Menton - Alpes Marítimos. Foi deputado, prefeito de Menton, secretário de estado, porta-voz do governo e ministro do comércio exterior, em 1976.

    Stephen Girard - Banqueiro e filantropo da cidade de Bordeaux. Mudou-se para a América, onde durante a guerra da independência, fez fortuna como armador. Fundador do Colégio Girard, destinado aos órfãos e necessitados.

    Léon Victor Auguste Bourgeois - Político e estadista da cidade de Paris. Ardente promotor da Liga das Nações. Prêmio Nobel da Paz, em 1920.

    Joseph Ignace Guillotin - Célebre médico da cidade de Saitnes. Foi diretor da Faculdade de Medicina de Paris. Defendeu no Congresso, uma legislação que assegurasse ao carrasco, a imparcialidade na execução. Apesar de associarem seu sobrenome à guilhotina, ele não foi o inventor de tal instrumento de execução.

    François Quesnay - Médico e economista da cidade de Seine-and-Oise. Foi membro da sociedade real e academia de ciências. É o fundador da Fisiocrasia.

    Pierre Jean Georges Cabanis - Filósofo e médico da cidade de Cosnac. Considerado o primeiro teórico da Medicina Legal. Sua grande obra: "História da Medicina". Publicou também, "Relações do Físico e a Moral no Homem", em 1802. Pertenceu à Loja Nove Irmãs.

    Claude Sosthène Grasset/ Grasset D'Orcet - Escritor esotérico da cidade de Aurillac/Cantal. Seus artigos foram publicados por importantes revistas, como "Revue Britannique", "La Cloche"(hoje, Figaro), "La Nouvelle". Escreveu uma interpretação esotérica sobre a Revolução Francesa que ficou famosa. Era amigo de Fulcanelli.

    Louis Sébastien Mercier - Advogado e literato da cidade de Paris. Foi deputado e membro do Conselho dos Quinhentos. De suas obras, o destaque para o ensaio sobre a arte dramática, publicado em 1773.

    Alec William Henry Mellor - Advogado e escritor da cidade de Paris. Autor maçônico de importantes obras, entre elas, "Dictionnaire de la Franc-Maçonnerie et des Francs-Maçons", publicada em 1971.

    Cesar-François Cassini - Geógrafo da cidade de Thury - Oise. Descobriu a existência de 3 satélites de Saturno. É autor do enunciado sobre as Leis de Rotação da Lua. Foi diretor do Observatório de Paris e membro da Academia de Ciências.

    Jean Moulin - Político da cidade de Béziers. Foi presidente do Conselho Nacional da Resistência à ocupação da Alemanha. Serviu fielmente ao presidente De Gaulle. Foi um dos principais mártires da Resistência Francesa.

    Etienne-Nicolas Mehul - Compositor da cidade de Givet - Ardennes. Teve grande influência no desenvolvimento da Ópera Francesa. Célebre por sua famosa "Chant du départ".

    Sèbastien-Roch Nicolas Chamfort - Escritor e moralista da cidade de Theix - Puy-de-Dôme. Foi membro da Academia Francesa, em 1781. Autor dramático e conservador.

    Charles Hernu - Sindicalista e político da cidade de Quimper. Foi deputado, membro do Comitê para a Paz no Vietnam e na Argélia. Membro do Partido Radical Socialista e ministro no Governo de François Mitterand.

    Jean Baptiste Willermoz - Comerciante da cidade de Saint-Claude. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Lyon, em 1761. Redigiu o código do Rito Escocês Retificado, em 1782. É o fundador da Estrita Observância.

    Jean François Marmontel - Literato da cidade de Bort-les-Orgues - Limousin. Secretário perpétuo da Academia Francesa e autor de diversas obras.

    Jérôme Lalande - Astrônomo da cidade de Bourg-en-Bresse. Foi diretor do Observatório de Paris, em 1793. Foi o 1o. Venerável da Loja "As 9 Irmãs".

    Joseph Lakanal - Educador da cidade de Serres. É responsável pela reforma de todo o sistema de ensino, durante a Revolução Francesa.

    Alexandre Dumas - Escritor da cidade de Villers-Cotterêts. Estilo dramático, escreveu obras que se tornaram famosas no mundo inteiro. Destaques para "Os três mosqueteiros", "O conde de Monte Cristo" e "O homem da máscara de ferro".

    Charles Robert Richet - Médico da cidade de Paris. Grande destaque na área fisiológica, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, em 1913.

    Gaston Doumergue - Político da cidade de Aigues-Vives. Foi o 12o. Presidente da Terceira República (1924-1931).

    Louis François Pauwels - Editor, escritor e jornalista da cidade de Paris. Autor de inúmeras obras, consagradas no mundo todo. Entre as principais, "O homem eterno" e "O despertar dos mágicos", são destaques.

    Marie-François-Sadi Carnot - Engenheiro e estadista da cidade de Limoges. Foi o 4o. Presidente da França, na Terceira República (1887-1894).

    Claude Joseph Vernet - Pintor da cidade de Avignon. Tornou-se famoso, quando Luiz XV contratou-o para pintar todos os portos franceses. Foi membro da Academia Real.

    François-Jules-Paul Grévy - Estadista e político da cidade de Mont-sous-Vaudrey - Jura. Foi presidente da república de 1879 a 1887.

    Jean-Baptiste Greuze - Pintor da cidade de Tournus. Os temas de suas pinturas são sempre ligados à moral. Destaques para "Pai de família lendo a Bíblia" e "Menino com livro de lição". Foi um excelente artista, escreveu Diderot.

    Antoine Laurent Lavoisier - Químico da cidade de Paris. Autor do projeto de iluminação das ruas da capital francesa. Inventou o sistema da nomenclatura química moderna. Autor da famosa frase: "Na natureza nada se cria. Tudo se transforma".

    Jacques Louis-David - Artista e pintor da cidade de Paris. Mestre absoluto do classicismo. É o mais celebrado artista de seu tempo. "Napoleão em seu estúdio", "A morte de Marat", "Portrait de Madame Récamier", são obras extraordinárias de rara beleza e arte.

    Louis Bonaparte - Militar da cidade de Ajaccio - Córsega. Foi Rei da Holanda, em 1806. Irmão de Napoleão, serviu ao Imperador com fidelidade.

    Marie Joseph Motier Lafayette/Marquês de Lafayette - Militar da cidade de Chavaniac. General francês, tornou-se herói da Revolução Americana. Amigo fiel de George Washington.

    Gaston Defferre - Estadista da cidade de Marsillargues. Foi líder do Partido Socialista e Prefeito da cidade de Marseille, em três mandatos (1944-1945 / 1953 e 1986).

    Jean-Antoine-Nicolas de Caritat Condorcet/ Marquês de Condorcet - Economista, filósofo e matemático da cidade de Ribemont. Foi membro da Academia Francesa.

    Marius Lepage - Escritor e funcionário público da cidade de Château-Gontier - Meyenne. Sua obra principal é "L'Ordre e les obédiences", de 1956. É considerado o precursor da reaproximação entre a Maçonaria e a Igreja.

Ghana:

    Kwame Nkrumah - Professor da cidade de Gold Coast - Colônia Britânica da África Ocidental. Liderou o movimento pela criação e independência do novo país africano: Ghana (06/03/1957). Foi 1o. Ministro e Presidente de Ghana. É considerado o Pai do Nacionalismo Africano.

Grécia:

    Aristoklis Spyrou/Athenagoras I - Patriarca religioso da cidade de Vassilikon - Epiro. Considerado o Profeta do Amor e da Reconciliação. É o patriarca da Igreja Cristã Ortodoxa.

    Georgios II - Rei da Grécia, nascido em Tatoi. Sucedeu ao seu pai, o Rei Constantim I, em 1920. Seu reinado foi curto, em função das hostilidades em seu país. Foi deposto em 1922, reconduzido em 1937 e afastado novamente, durante a invasão nazista na 2a. Guerra.

Guiana Francesa:

    Gaston Monnerville - Advogado e político de Cayenne. Foi presidente do Senado e do Conselho da República.

Hungria:

    Franz Liszt - Compositor e pianista da cidade de Raiding. Um gênio criativo e talento extraordinário. Criador do Poema Sinfônico, das Rapsódias Húngaras, Oratórios, inovando na execução do piano. Alterou o curso da história da música em seu tempo e no século seguinte. O total de composições chega a 350. Ouça um trecho da Rapsódia n. 2

    Lajos Kossuth - Patriota, advogado e jornalista da cidade de Monok. Principal figura da Revolução Húngara, de 1848, levou seu país à independência. É considerado "O Pai da Democracia Húngara".

Índia:

    Rabindranath Tagore - Músico, contista, teatrólogo, filósofo e poeta indiano, da cidade de Calcutá. Autor de muitas obras de cunho místico e profundamente humano. Prêmio Nobel de Literatura, em 1913.

    Narendranath Datta Vivekananda/ Swami Vivekananda - Filósofo e líder religioso da cidade de Calcutá. Discípulo de Ramakrishna, divulgou seu pensamento pela Europa e América. Foi responsável pelo renascimento do hinduísmo. Uma vida dedicada à caridade aos pobres.

Inglaterra:

    Alexander Fleming - Um dos mais ilustres médicos da Inglaterra. Foi professor e pesquisador. Descobridor da penicilina, foi Premio Nobel de Medicina, em 1945.

    William Shakespeare - poeta e escritor inglês. Um dos mais importantes da literatura mundial. Sua obra tem a amplidão e a diversidade da vida. Sua frase mais famosa: "Ser ou não ser. Eis a questão".

    Rudyard Kipling - Jornalista, poeta e romancista inglês de origem indiana, da cidade de Bombaim. Viveu e estudou em Bidford. Autor de grande inspiração, criou fama rapidamente. "Livro da Selva", tornou-se um clássico para as crianças. "O homem que queria ser rei", acabou se transformando em filme hollywoodiano.

    Charles Dickens - Escritor e novelista da cidade de Landport-Portsmouth. "Oliver Twist" e "David Copperfield", fascinaram gerações. Mas, sua obra prima foi "Pickwick Papers". É considerado um gigante da literatura inglesa.

    Charles Warren - Militar e arqueólogo de Bangor - Gwynedd. Suas explorações à Palestina, trouxeram conhecimentos de topografia da antiga Jerusalém. Trabalhou na África do Sul e foi Chefe da Polícia de Londres. É um dos fundadores e 1o. Venerável da 1a. Loja de Pesquisas Maçônicas da História: a Quatuor Coronati.

    Michael Caine - Ator de cinema da cidade de Bermondsey. Um dos mais célebres atores consagrados em Hollywood. Sua fama veio com a trilogia "Ipcress file"- "Funeral em Berlim" e "The billion dollar brain". Sob a direção de John Huston, foi destaque ao lado de Sean Connery em "O homem que queria ser rei", de autoria de Rudyard Kipling.

    Richard Francis Burton - Explorador, antropólogo, linguista e escritor da cidade de Torquay - Devonshire. Falava 25 idiomas. Foi o 1o. Europeu a descobrir o Lago Tanganika. Publicou 43 volumes de suas explorações. A primeira tradução de Kama Sutra e Arabian Nights, é de sua autoria.

    William Booth - Reverendo, teólogo e ministro evangélico da cidade de Nottingham. É o fundador do Exército da Salvação.

    George Canning - Advogado e político da cidade de Londres. Foi 1o. Ministro do governo da Inglaterra, em 1827.

    Edward Gibbon - Escritor da cidade de Putney, Surrey. Escreveu "A História do declínio e queda do Império Romano", em 1776. É grande destaque da literatura mundial.

    Geoffrey Francis Fisher - Arcebispo da cidade de Higham on the Hill - Warwickshire. Foi arcebispo de Canterbury (1945-1961). Celebrou a cerimônia de coroação da rainha Elizabeth II.

    Sir Arthur Seymour Sullivan - Compositor e músico da cidade de Londres. Célebre por suas óperas e operetas, escritas em parceria com William Shwenck Gilbert. Com ele, formou a famosa dupla "Gilbert & Sullivan". Foi organista da Grande Loja Unida da Inglaterra.

    Sir Squire Bancroft - Ator e diretor de teatro da cidade de Londres. Responsável pelas produções modernas no teatro.

    Edward Jenner - Médico cirurgião da cidade de Berkeley - Gloucestershire. Descobridor da vacina contra a varíola.

    Alexander Pope - Poeta da cidade de Londres. Criou um novo estilo de poesia, com versos altamente elegantes, ora didáticos, ora satíricos, sempre de conteúdo moral e crítico.

    Sir Arthur Conan Doyle - Médico, físico, novelista e escritor da cidade de Edinburgh. É o criador do mais famoso detetive da história: Sherlock Holmes.

    Elias Ashmole - Humanista, físico, astrólogo e alquimista da cidade de Lichfield. Historiógrafo da Ordem da Jarreteira, membro da Royal Society, doutor em física pela Universidade de Oxford.

    Edward George Earle Bulwer-Lytton - Novelista e editor da cidade de Londres. Foi editor do New Monthly Magazine. Membro do Parlamento e Secretário de Estado. Um grande novelista vitoriano.

    Phillip Mountbatten/Duque de Edinburgh - Príncipe nascido na Ilha de Kerkira, Mon Repos, Corfu - Grécia. Iniciou sua carreira naval em 1939, estudando na Faculdade de Dartmouth. Durante a 2a. Guerra Mundial, serviu no Pacífico e Mediterrâneo. O Príncipe Phillip é o esposo de Elizabeth II, Rainha da Inglaterra.

    Arthur Stanley Jefferson/ Stan Laurel - Ator e comediante da cidade de Ulverston - Lancashire. Era o "Magro" da dupla "O Gordo e o Magro", a mais famosa do cinema, em todos os tempos.

    Michael George Charles Franklin/Príncipe Michael de Kent - Nascido em Iver - Buckinghamshire. É patrono de várias fundações, instituições e associações de amparo e assistência social em todo o Reino Unido e exterior. É Grão-Mestre da Mark Master Masons e Provincial de Middlesex.

    Cecil John Rhodes - Administrador, financista e filantropo da cidade de Bishop’s Stortford - Hertfordshire. É fundador da Rhodésia, país no sul da África.

    Sir Thomas Stamford Raffles - Administrador de origem jamaicana, da cidade de Port Morant. Teve grande destaque como administrador colonial do Império Inglês. É fundador da cidade de Singapura, em 1819.

    Sir Richard Attenborough - Ator, produtor e diretor de cinema da cidade de Cambridge. Dirigiu e participou como ator, de filmes famosos como "Gandhi", "Chaplin" e "Jurassic Park".

    Peter Sellers - Ator de cinema da cidade de Southsea - Hampshire. Um dos mais versáteis e geniais atôres cômicos da história do cinema. De sua filmografia podemos citar "O menor show da terra", "Um tiro no escuro" e "A pantera cor de rosa".

    Philip Dormer Stanhope Chesterfield - Político,diplomata e escritor da cidade de Londres. Era amigo de Voltaire e Montesquieu. Foi membro da Academia Francesa de Paleografia e Letras. É o 4o. Lord de Chesterfield.

Irlanda:

    Edmund Burke - Filósofo, orador e estadista de Dublin. Foi secretário confidencial do Marquês de Rockingham. Frequentou o Parlamento com discursos críticos à política do Rei George III.

    Arthur Wellesley Wellington/Duque de Wellington - Militar da cidade de Dublin. Conhecido como o Duque de Ferro, foi comandante em várias guerras. A principal: Waterloo. Foi Grão-Mestre da Grande Loja da Irlanda.

Islândia:

    Sveinn Bjornsson - Advogado, estadista e diplomata da cidade de Reykjavík. Foi o 1o. presidente da república da Islândia.

    Horatio Herbert Kitchener - Militar da cidade de Ballylongford - Kerry. Foi governador geral do Sudão, comandante em chefe da Índia e secretário da guerra, em 1914.

Israel:

    Itzhak Rabin - Militar e estadista israelense, da cidade de Jerusalém. Foi 1o. Ministro de Israel, em dois mandatos. Foi o político que mais avançou na questão da paz para o Oriente Médio. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1994.

    Menachen Begin - Advogado e estadista da cidade de Brest-Litovsk - Polônia. Líder do Movimento Jovem Sionista, foi o 6o. Primeiro Ministro de Israel. Lutou pela paz, ao lado de Sadat, recebendo o Prêmio Nobel em 1978.

Itália:

    Carlo Collodi (Carlo Lorenzini) - jornalista italiano. Criador de "Pinóchio".

    Tito Schipa - Cantor e compositor da cidade de Lecce. Considerado um dos maiores tenores da música clássica.

    Vittorio Alfieri - Poeta da cidade de Asti - Piemonti. Suas poesias ajudaram a reavivar o espírito nacional. É considerado o precursor do "Resorgimento".

    Antonio de Curtis/ Totó - Ator comediante da cidade de Nápoli. No cinema, ficou mundialmente conhecido pelas representações engraçadas: "La Mandragola" e "Pai de Família", entre outras.

    Carlo Goldoni - Comediógrafo da cidade de Veneza. Foi o renovador da comédia de arte dramática do teatro.

    Tommaso Crudeli - Poeta e martir da cidade Di Poppi - Arezzo. Foi o 1o. martir italiano da Inquisição. Martir da defesa da liberdade, sobretudo na Toscana.

    Alessandro Manzoni - Poeta e novelista da cidade de Milão. "Triunfo da Liberdade", "Il Natale", "Inni Sacre", "La Passione", "La Ressurezione", são algumas de suas obras.

    Luigi Servolini - Escultor, escritor e crítico de arte da cidade de Livorno. Formado pela Academia de Belas Artes. Autodidata em xilogravura, pintura, litografia e serigrafia.

    Giuseppe Evangelisti - Herói garibaldino da cidade de Santo Ângelo - Perugia. Fez parte do "Circolo Gioventú Operosa" republicano. Lutou contra a invasão turca, na Tessália. Lutou na Grécia pela liberdade do povo grego e na França, contra a invasão daquele país.

    Gabriele D'Annunzio - Poeta, novelista, jornalista e herói militar da cidade de Pescara. "Primo Vere"foi seu primeiro trabalho, com apenas 16 anos. Um dos mais significativos e perfeitos: "Il Piacere". Foi um dos intérpretes mais perfeitos da corrente do pensamento e literatura européia.

    Antonio Santi Giuseppe Meucci - Inventor da cidade de Florença. Estudou física, química e mecânica. Descobriu o princípio do telefone, muitos anos antes da patente de Graham Bell.

    Gino Cervi - Ator e diretor de cinema da cidade de Bologna. Protagonista da conhecida série "Don Camillo".

    Giuseppe Mazzini - Advogado e revolucionário da cidade de Gênova. Líder nacionalista, é o fundador do Movimento Patriótico de Unificação/ Itália Jovem (Risorgimento).

    Giuseppe Garibaldi - Soldado e patriota da cidade de Niza. Conquistador da Sicília e Nápoles. Contribuiu para a unificação da Itália. Lutou no Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Revolução Farroupilha. Foi Grão-Mestre da Maçonaria Italiana.

    Antonio Cocchi - Médico da cidade de Mugello. Foi o 1o. maçom italiano.

    Luigi Cremona - Matemático de Pavia - Lombardia. Criador do método gráfico para estudos das fôrças em equilíbrio.

    Florentino Ameghino - Paleontólogo, antropólogo e geólogo de Moneglia - Sardenha. Descobridor dos fósseis nos pampas argentinos.

    Enrico Fermi - Físico e professor de Roma. Descobriu novos elementos radiativos produzidos pela irradiação do neutron e reações nucleares. Prêmio Nobel de Física de 1938.

    Francesco Crispi - Estadista e revolucionário de Ribera - Sicília. Participou da Revolta Siciliana de 1848 e lutou ao lado de Mazzini e Garibaldi contra os regimes autoritários. Foi Premier da Itália Unida.

    Orazio Antinori - Patriota e naturalista de Perugia. Foi deputado constituinte, defendendo sempre a causa liberal. Recebeu o título de Marquês, concedido pelo Príncipe de Canino, Carlo Luciano Bonaparte.

    Sir Moses (Haim) Montefiori - Comerciante e filantropo de Livorno. Foi fundador da Cia. Alliance de Seguros. Fundador a 1a. companhia de gas residencial - Continental Gas Association e do Banco Provincial da Irlanda.

    Niccolò Paganini - Violinista e compositor de Gênova. Considerado o maior de sua época. Entre suas composições, "Capricci" e "Narold en Italie".

    Giuseppe Zanardelli - Estadista de Brescia - Lombardia. Foi Primeiro Ministro e defensor dos direitos do trabalho.

    Edmondo De Amicis - Novelista, escritor, poeta e autor de Oneglia - Sardenha. Sua grande obra foi "Cuore", escrita em forma de diário. Foi traduzida para 25 idiomas, tornando-o exemplo de escritor popular e pedagógico.

    Giuseppe Meoni - Filósofo, professor e jornalista de Prato - Florença. Um corajoso lutador anti-facista.

    Pierre Savorgnan de Brazza - Colonizador e explorador, nascido em Roma. Ajudou o Congo Francês em seu desenvolvimento, dando sua total proteção, como governador. A capital, Brazzaville, é em sua homenagem.

    Gino Cervi - Ator e diretor de cinema da cidade de Bologna. Protagonista da conhecida série "Don Camillo" e Inspector Maigret na longa série para a TV.

    Rafael Sabatini - Escritor e novelista da cidade de Jesi - Ancona. De suas obras, são destaques "Scaramouche" e "Captain Blood".

    Vittorio Emanuele Orlando - Estadista da cidade de Palermo. Foi 1o. Ministro, durante a 1a. Guerra e líder da delegação da Conferência de Paz de Versailles.

    Luigi Pirandello - Escritor da cidade de Agrigento - antiga colonia grega de Akragas. "I vecchi i giovani", "La morsa e Lumie di Sicilia" e "Il fu Mattia Pascal", traduzido no Brasil como "O falecido Mattia Pascal", são algumas de suas obras. Prêmio Nobel de Literatura, em 1934.

    Antonio Labriola - Filósofo da cidade de Cassino - reino das duas Sicílias. Ele foi o sistematizador do estudo do socialismo de Marx, na Itália.

    Giosuè Carducci - Poeta da cidade de Val Di Castello - Lucca. Suas principais obras são "Rima Nova"e "Odes Barbaras". Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1906.

    Giovanni Agnelli - Industrial da cidade de Villar Perosa - Piedmonte. É sócio fundador da Fiat automóveis. Foi seu presidente em 1920, tornando-a uma das mais prósperas industrias de todo o mundo.

    Salvatore Quasimodo - Engenheiro e escritor da cidade de Módica - Siracusa. Escreveu "A terra incomparável", "Giorno dopo giorno", duas obras de grande destaque. Prêmio Nobel de Literatura de 1959.

    Luigi Cherubini - Compositor da cidade de Florença. Contribuiu muito para o desenvolvimento da Ópera e da Música Sacra. Sua mais importante ópera foi "Lodoïska" e a música de igreja, "Requiem em C menor".

Japão:

    Tadasu Hayashi/ Conde de Hayashi - Estadista e diplomata da cidade de Chiba. Foi o negociador da Aliança Anglo-Japonesa, em 1902. Foi o 1o. embaixador japonês na Côrte de St. James, após a guerra Russo-Japonesa.

    Higashikuni Naruhiko - Príncipe, nascido em Kyoto. Foi comandante do Exército e 1o. Ministro, após a 2a. Guerra Mundial.

    Nishi Amane - Advogado e filósofo da cidade de Tsuwano. Filósofo da era Meiji, introduziu a maioria dos conceitos básicos da teoria social japonesa. Com Mori Arinori fundou a Meirokusha, uma sociedade intelectual baseada na civilidade e iluminismo.

    Sawada Kyoichi - Fotógrafo da cidade de Aomori. Trabalhou na UPI, cobrindo as Guerras do Cambodja e Vietnam. Ganhou o Prêmio Pulitzer, em 1966. Tornou-se uma legenda extraordinária da fotografia mundial.

    Tsuda Mamichi - Professor de economia política da cidade de Kyoto. Junto com Nishi Amane, constituíram a missão de abertura aos conhecimentos do mundo ocidental. Elaborou o 1o. Sumário Sistemático das Ciências Sociais Ocidentais que serviu de base para o início do Japão Moderno.

Jordânia:

    Talal Hussein - rei jordaniano. Governou seu povo com Justiça e Paz.

México:

    Benito Juárez Garcia - Advogado, pastor e político da cidade de San Pablo Guelatao - Sierra de Ixtlán - Oaxaca. Foi ministro da justiça e presidente da Suprema Côrte. Foi presidente do México, por 7 vêzes (1858 a 1872). É considerado Benemérito das Américas.

    Miguel Hidalgo Y Costilla - Padre católico da cidade de Corralejo. É o Pai da Independência Mexicana.

    Vicente Guerrero - Militar da cidade de Tixtla. Consolidou a Independência do México. Foi presidente da república em 1829. É considerado um herói pelos mexicanos.

    Mario Moreno Reyes/Cantinflas - Ator, acrobata e toureiro da cidade de Santa María la Redonda - México - Distrito Federal. Um humorista extraordinário, fez o mundo morrer de rir com "Pepe", "A volta ao mundo em 80 dias", "El padrecito", "El ministro y yo" e "El barrendero".

Mônaco:

    Honoré Charles Maurice Grimaldi/ Honoré IV - Príncipe de Mônaco. Filantropo e benemerente. Fundador da Loja "La Bonne Union" em Rethel. Reinou no período de 1795 a 1819.

Nicarágua:

    Félix Rubén Garcia Sarmiento/ Rubén Dario - Poeta da cidade de Metapa. Escreveu importantes poesias, entre elas "Prosas Profanas", "Poetas! Pontes de Deus".

    Augusto César Sandino - Revolucionário da cidade de Niquinohomo - Masaya. Negociou o fim da Guerra Civil Nicaraguense, exigindo a retirada das tropas invasoras norte-americanas, em 1927. Considerado o libertador da Nicarágua.

País de Gales:

    Sir Charles Warren - Soldado, explorador e arqueólogo de Bangor - Gwynedd. É um dos fundadores da famosa Loja de Pesquisas Quatuor Coronati no. 2076, de Londres. Warren foi seu 1o. Venerável.

Polônia:

    Stanislas August Poniatowski - Rei polonês, nascido em Wolczin. Decretou a 1a. Constituição dos Direitos do Homem da Europa no dia 03 de maio de 1792. O último reinado na Polônia, termina com ele, tres anos depois.

    Kazimierz Pulaski - Patriota e líder militar da cidade de Winiary. Foi herói de guerra, na Revolução Americana. Organizou a famosa Cavalaria Pulaski.

    Johann Gottfried von Herder - Teólogo, crítico e filósofo da cidade de Mohrungen - Leste da Prússia, hoje Polônia. Uma das principais figuras do movimento inovador da Filosofia e História Cultural. Amigo de Goethe.

Portugal:

    Antonio Caetano de Abreu Freire/Egas Moniz - Médico neurologista da cidade de Avanca - Estarreja. Clínico de renome, destacou-se nos meios científicos pelos trabalhos de angiografia cerebral. Prêmio Nobel de Medicina de 1949.

    Antero de Quental - Escritor e poeta da cidade de Ponta Delgada. Pertenceu à chamada Geração Setenta. Suas obras vão da poesia à reflexão filosófica. "Raios de Extinta Luz" e "Primaveras Românticas", são alguns destaques.

    Carlos Mardel - Militar e arquiteto português de origem húngara. A Quinta do Marquês de Pombal, foi construída por ele, no século XVIII. Pertenceu à Loja Casa Real dos Pedreiros-Livres da Lusitânia. Desempenhou funções de relevo como engenheiro e arquiteto, sobretudo após o terremoto de Lisboa em 1755. Deve-se a ele, o novo traçado e a reconstrução da cidade de Lisboa.

    Camilo Castelo Branco - Jornalista e produtor literário da cidade de Lisboa. Profissional dos mais ecléticos. Produziu 137 títulos correspondentes a 180 volumes. Sua extensa obra o transforma em um dos mais importantes da literatura portuguesa.

    José Correia da Serra - Abade e naturalista da cidade de Serpa. Um dos homens mais notáveis das ciências portuguesas. Aberto às transformações sociais, é um dos fundadores da Academia Real de Ciências.

    Antonio José de Almeida - Médico e político da cidade de Penacova - Coimbra. Grande tribuno e adepto dos ideais republicanos. Foi deputado e ministro do interior. Fundador das Universidades de Lisboa e Porto. Foi presidente da 1a. República Portuguesa, de 1919 a 1923.

    Francisco Manuel do Nascimento/ Filinto Elísio - Padre e poeta da cidade de Lisboa. Além de poeta, era tradutor. Foi um dos mais importantes poetas do Neoclassicismo português. É considerado um precursor do Romantismo.

    Félix Avelar / Avelar Brotero - Médico, professor e botânico da cidade de Lisboa. Foi deputado, diretor do Real Museu da Ajuda e reconstrutor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. "Flora Lusitana", é sua principal obra. Adotou o apelido de Brotero, que significa "amante dos mortais".

    Bernardino Luis Machado Guimarães - Matemático, Filósofo, professor e político de origem brasileira, nascido no Rio de Janeiro. Foi diretor do Instituto Comercial e Industrial de Lisboa, presidente do Instituto de Coimbra e lente da Universidade de Coimbra. Foi deputado, ministro, embaixador e presidente da república em 1914 e 1925. Foi Grão-Mestre da Maçonaria entre 1895 e 1899.

    Sebastião José de Carvalho e Mello/Marquês de Pombal - Estadista da cidade de Lisboa. Reorganizou a educação pública, reformou a Universidade de Coimbra e reestruturou a economia. Quebrou as garras da Inquisição e permitiu o desenvolvimento da Maçonaria em Portugal.

    Sebastião de Magalhães Lima - Advogado e jornalista da cidade do Rio de Janeiro. Fundou a Liga dos Direitos do Homem, em Portugal, onde passou a residir. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente de Portugal.

República Tcheca:

    Sigismund Schlomo Freud Médico neurologista da cidade de Freiberg - Moravia. Freud é considerado o "Pai da Psicanálise".

    Eduard Benes - Doutor em leis da cidade de Kozlany. Junto com Thomaz Masaryk e Milan Stefanik, trabalharam incansàvelmente pela revolução que libertaria os povos checo e eslovaco. Foi chefe da Conferência de Paz de Paris, presidente do Conselho da Liga das Nações e presidente da república (1940-1946).

    Alphonse Maria Mucha - Artista, pintor e ilustrador da cidade de Ivancice - Moravia. Estilo Art-Nouveau, tornou-se famoso pela sua coleção de posters femininos artísticos.

    Joseph Dobrowsky - Filólogo de origem húngara, da cidade de Gjermet, próximo à Raab. É o fundador dos estudos eslovacos modernos. Pelo seu trabalho, é considerado o Pai da Filologia e Literatura Tcheca Modernas.

Rússia:

    Pedro Mikhailovitch/ Pedro I - O Grande - Czar e imperador da cidade de Moscou. Dinâmico e realizador, conseguiu estabelecer as bases para que o poderoso Império russo se desenvolvesse. A cidade de São Petersburgo é em sua homenagem.

    Nikolai Ivanovich Novikov - Escritor e filantropista da cidade de Bronnitsky. É considerado o fundador do jornalismo russo.

    Alexander Sergeevich Pushkin - Poeta da cidade de Moscou. Considerado o maior poeta da história da Rússia. De suas obras, são destaques: "O prisioneiro do Cáucaso", "Eugene Onegin", "A filha do capitão", "Ruslan e Ludmila".

    Mikhail Alexandrovich Bakunin - Político da cidade de Prjamuchino. Suas obras serviram de inspiração ao movimento anarquista. É considerado, por isso, o Pai do Anarquismo russo.

    Leon Nikolayevich Tolstói - Escritor, filósofo e novelista de Yasnaya Polyana - sul de Moscou. Profundo pensador social e moral e um dos maiores autores do realismo de todos os tempos. Destaque para suas extraordinárias obras: "Ana Karenina" e "Guerra e Paz".

    Mikhail Illarionovich Golenishchev Kutuzov - Militar da cidade de São Petersburgo. Foi o marechal que combateu e venceu Napoleão I. É considerado o Pai da Pátria Russa.

Suíça:

    Charles Adrien Wattach/ O Grock - Palhaço circense da cidade de Reconvilier.

    Élie Ducommon - Escritor e editor da cidade de Genebra. Foi Chanceler, Secretário-Geral do estado de Genebra e um executivo bem sucedido. Em sua luta pelas causas da paz, fundou e dirigiu o Escritório Central da Paz, com sede em Berna. Prêmio Nobel da Paz de 1902.

    Jean Henri Dunant - Humanista, ativista religioso e filantropo da cidade de Genebra. É o fundador da Cruz Vermelha. Prêmio Nobel da Paz de 1901.

    Jean Paul Marat - Médico e revolucionário da cidade de Boudry. Fixou residência na França, onde participou ativamente da Queda da Bastilha. Fundador do jornal "Amigo do Povo", cujo lema era: "Verdade ou Morte".

    Carl Gustav Jung - Psicólogo e psiquiatra da cidade de Kesswill. Desenvolveu conceitos de personalidades introvertidas e extrovertidas, arquétipos e inconsciente coletivo. É considerado um dos maiores simbolistas da história.

    Joseph Paul Oswald Wirth - Escritor maçônico da cidade de Brienz. Suas obras são consagradas como verdadeiros tesouros. É considerado um dos mais completos teóricos do simbolismo da história.

Suécia:

    Ernst Ingmar Bergman - diretor de cinema sueco. "Morangos Silvestres" é um de seus filmes mais importantes.

    Oscar Gustaf Adolf/ Gustav V - Monarca nascido na cidade de Estocolmo. Foi um grande entusiasta do tênis em seu país. Foi incluído no Hall da Fama, pelo International Tennis, em 1980. Foi Rei da Suécia no período compreendido entre 1907 a 1950.

    Jons Jakob Berzelius - Médico e químico da cidade de Linkoping. Criou o sistema clássico dos símbolos químicos, com abreviatura em duas letras, em 1811. Depois de Lavoisier, é considerado um dos fundadores da química moderna.

Tunísia:

    Achille Zavatta - Artista de cinema e de circo, acrobata, da cidade de La Goulette. É o criador do Circo Achille Zavatta, conhecido em todo o mundo.

Ucrânia:

    Dimitry Stepanovich Bortnyansky - Músico e compositor da cidade de Glukhov. Autor do Hino Nacional do Império e diversas músicas religiosas. É considerado um gênio da música.

Venezuela:

    Antonio José de Sucre - Militar e herói da cidade de Cumuná. Na luta travada na Batalha de Ayacucho, transformou a vitória na Independência do Equador e Perú.

    Antonio Guzmán Blanco - Estadista da cidade de Caracas. Foi presidente da república, de 1870 a 1889. É considerado o presidente da regeneração. Estabeleceu os caminhos do progresso e da modernidade.

    Francisco de Miranda - Patriota e militar da cidade de Caracas. Lutou pela Independência dos Estados Unidos, pela implantação da Revolução Francesa, precursor da independência da Venezuela e do sonho da Hispanoamérica livre.

    Simón José Antonio de La Santíssima Trinidad Bolívar - Revolucionário da cidade de Caracas. Herói libertador da Colômbia, Panamá, Equador, Perú, Bolívia e Venezuela. Imortalizado pela história como "El Libertador".


Fontes de pesquisa:

  • "Dicionário da Franco-maçonaria e dos Franco-maçons" - Alec Mellor - Editora Martins Fontes - São Paulo - 1a Edição - 1989.
  • "A Maçonaria e o Movimento Republicano Brasileiro" - José Castellani - Traço Editora - 1989.
  • "Dictionnaire des Francs-Maçons" - Michel Gaudart de Soulages e Hubert Lamant - Editions Jean-Claude Lattès, 1995.
  • "Vultos do Brasil" - Dicionário Bio-Bibliográfico Brasileiro - Livraria Exposição do Livro - Edição 1957.
  • Sites maçônicos na Internet.


Copyright © 2002-2011 - Loja São Paulo 43 ∴
Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Loja São Paulo 43
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Registro de Domínio e Hospedagem de site
Website e Hosting - Hospedagem de sites - Insite - www.insite.com.br
Blog e álbum de fotos - postbit.com